TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saraiva E Siciliano

Exames: Saraiva E Siciliano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

Saraiva e Siciliano

Durante sua história o grupo Saraiva veio buscando a liderança no mercado de livrarias, além de sua posição como editora. Até meados de 2008, como livraria a Saraiva ocupava a segunda posição em share neste mercado, passando para primeiro lugar em março de 2008 com a aquisição da até então líder neste mercado, as livrarias Siciliano.

A livraria Siciliano foi fundada em 1928 e se consolidou como líder no segmento após atingir 63 lojas, sendo 52 lojas próprias e mais 11 franquias. Devido a uma série de brigas familiares aliado a uma administração duvidosa, onde mercados importantes foram negligenciados como o de CDs, DVDs e eletrônicos, a empresa acabou por ser vendida por 60 milhões de reais para o grupo Saraiva, além de repassar sua dívida de 13,5 milhões para sua nova proprietária. A aquisição foi realizada em março de 2008.

O novo grupo formou imediatamente uma “gigante” do setor com 99 lojas e tomou nova Razão Social pelo nome: Saraiva e Siciliano S.A. Cerca de dois meses depois da aquisição a Saraiva deu início a uma reestruturação do grupo onde direcionou as principais lojas da ex-rival para as bandeiras: Saraiva Mega Store, entre outras lojas que acabaram por ser fechadas. Atualmente o grupo conta com 45 lojas Saraiva e 46 lojas Siciliano.

Sob o ponto de vista empresarial, a alteração das bandeiras Siciliano para Saraiva, faz sentido principalmente do ponto de vista de marketing, onde para manter a imagem de duas grandes marcas custa muito caro. Além disto utilizar a marca Saraiva nas livrarias aproveita a sinergia do varejo com a editora do mesmo nome.

O principal ponto onde a sinergia das duas grandes marcas se manteve, foi no E-Commerce onde a Siciliano ganhou um maior portfólio baseado também em eletrônicos, CDs/Dvds entre outros para buscar alavancar suas vendas e diversificar sua exposição e matrizes de receita. Neste novo formato, a Siciliano busca seguir o modelo de sucesso da Saraiva onde 75% do portfólio exposto é de livros, porém o mesmo só representa 54% do seu faturamento.

Fontes:

Grupo Saraiva coloca bandeira na fachada de sua ex-rival para cortar custos e alavancar seus resultados <http://www.istoedinheiro.com.br/> Acesso em: 08/05/2013

Depois de um ano de negociações, a Saraiva compra

a Siciliano e se torna a maior rede livreira do Brasil <http://www.veja.com.br/> Acesso em: 08/05/2013

Quem somos? <www.siciliano.com.br> Acesso em: 08/05/2013

Quem somos? <www.saraiva.com.br> Acesso em: 08/05/2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com