TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Mental

Ensaios: Saude Mental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  2.409 Palavras (10 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 10

.Introdução

2.Objetivo

2.1 Objetivo geral

3. Revisão Literária

3.1 Evolução histórica do conceito de transtorno de humor

Kraepelin, ao dicotomizar as psicoses endógenas em “dementia praecox” e “psicose maníaco-depressiva”, forneceu os limites do que atualmente se considera o espectro bipolar. Apontava como características definidoras dessa diferenciação o curso episódico, o prognóstico benigno e a história familiar de doença maníaco-depressiva e, em 1913, na oitava edição de seu tratado, coloca virtualmente todas as formas de melancolia pertencendo à “doença maníaco-depressiva”. O reconhecimento dos estados mistos foi uma importante contribuição para embasar a ligação das duas fases da doença. As ideias desenvolvidas por Kraepelin não estavam para ele encerradas, mas sim suscetíveis à influência das pesquisas e observação clínica, mostrando uma atitude flexível diante da evolução do sistema classificatório em psiquiatria1;

O conceito unitário kraepeliniano foi desafiado, principalmente, pela escola Wernicke-Kleist-Leonhard no início do século XX. Cada um desses autores dividia, de forma semelhante, os transtornos de humor em unipolares e bipolares, com múltiplos subgrupos, o que tornou a classificação complicada e dificultou sua aceitação na comunidade científica. Assim, a ideologia proposta por Kraepelin permaneceu reinando até 1966, quando foram publicados os trabalhos de Angst e Perris, independentemente, apoiando a diferenciação entre transtornos unipolares e bipolares. Ambos os trabalhos mostraram que a “mania unipolar” está ligada aos transtornos bipolares, o que não ocorre com a depressão unipolar, que guarda características distintas no curso, genética, gênero e personalidade pré-mórbida (Rodolfo Nunes Campos, 2009).

3.2 Transtorno Bipolar de Humor

O transtorno bipolar do humor é caracterizado pela presença de episódios depressivos, como os maníacos, e períodos de normalidade. Ele é responsável por 5 a 15% das novas admissões psiquiátricas hospitalares mais prolongadas, estimando-se ser o tratamento inadequado o causador da maior parte de seus custos (Miasso, Cassiani e Pedrão, 2008).

Seus portadores apresentam mais fatores de risco cardiovasculares e, por isso, maior risco de morte por evento cardíaco. As comorbidades físicas e mentais, o risco de suicídio, o prejuízo socioocupacional e a baixa aderência ao tratamento contribuem para a alta carga e os custos. Está associada a altas taxas de recorrência e recaída (Costa, 2008).

Afetos e humores referem-se a diferentes aspectos da emoção. O afeto é comunicado através da expressão facial, inflexão vocal, gestos e postura. O afeto visa indicar se uma pessoa está satisfeita, aflita, desgostosa ou em perigo. Portanto, alegria, tristeza, raiva e medo são afetos básicos que servem a uma função comunicativa em humanos, bem como em outros mamíferos;

Os afetos tendem a ser expressões de curta duração, refletindo contingências emocionais momentâneas. Os humores transmitem emoções mais prolongadas, sua natureza mais constante significa que eles são vividos por um tempo suficiente para serem sentidos internamente. As emoções normais de tristeza e alegria devem ser diferenciadas das síndromes patológicas depressiva e maníaca. A tristeza, ou depressão normal, é uma resposta universal a derrotas, decepções ou adversidades. A alegria está predominantemente ligada a conquistas, ao sucesso (Profª Aida Santin,1995).

Síndrome: é um conjunto de sinais e sintomas que define as manifestações clínicas de uma ou várias doenças, independentemente da etiologia que as diferencia. Luto: é um estado emocional normal que se caracteriza pelo conjunto de sinais e sintomas que ocorrem como resposta a separações e perdas significativas (Michaelis, Moderno dicionário de Inglês-Português, Português-Inglês, Melhoramentos, S. Paulo, 2000).

Três grandes grupos de sintomas estão alterados nas síndromes depressiva e maníaca: afeto, cognição e percepção, atividade e comportamento. Destes é o afeto (humor) talvez o menos variável nos estados depressivos. Cognição e percepção mudam profundamente, bem como a atividade e o comportamento (Profª Aida Santin, 1995).

Afeto: é o atributo psíquico que dá valor e representação à realidade. Os afetos valorizam tudo aquilo que está fora denós, como os factos e os acontecimentos, bem como aquilo que está dentro de nós (causas subjetivas), tal como osnossos medos, os nossos conflitos e anseios. O afeto valoriza também os factos e acontecimentos do nosso passado eas nossas perspetivas em relação ao futuro.Existem diversos fatores e acontecimentos que fazem alterar a forma como percecionamos a realidade, por exemplo, umindivíduo com uma depressão vê o mundo de uma forma triste e sente-se pior do que de facto é, isso produzinsegurança e baixa da autoestima. Neste caso, os afetos têm uma representação negativa da própria pessoa. Para entender a afetividade é necessário compreender antes alguns elementos do mundo psíquico: as representações, as vivências e os sentimentos.Durante toda a nossa vida, os fatos ou acontecimentos vividos por nós são as experiências de vida e passam a fazer parte da nossa consciência ( Porto Editora, 2003-2013).

Cognição e Percepção é virtualmente toda a atividade mental está de forma marcadamente diminuída na depressão e aumentada na mania. Por definição, quando pacientes com depressão e mania apresentam obscurecimento da consciência, delírios e alucinações, fala-se que esses apresentam depressão com psicose ou mania com psicose. No entanto, pensamentos suicidas, ruminações mórbidas e pensamentos hipocondríacos são comuns nos estados depressivos. No estado maníaco, são características a onipotência no pensamento e a grandiosidade;

Atividade e comportamento é o pensamento e a expressão verbal, a atividade e o comportamento estão quase sempre lentificados na depressão. Fadiga falta de atividade (adinamia), prejuízo na vontade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com