TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde Mental Dos Professores

Exames: Saúde Mental Dos Professores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2013  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

UnU DE PIRES DO RIO

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE BURNOUT EM PIRES DO RIO-GO

MICHELLE OLIVEIRA REZENDE

PIRES DO RIO/GO

JUNHO - 2012

MICHELLE OLIVEIRA REZENDE

SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE BURNOUT EM PIRES DO RIO-GO

Pré-projeto apresentado ao Curso de Pedagogia como um dos pré-requisitos para a conclusão da disciplina Pesquisa e Educação, sob a orientação da Profª. Ms JULIANA MARIA CORALLO QUINAN

PIRES DO RIO/GO

JUNHO – 2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

JUSTIFICATIVA 4

DELIMITAÇÃO DO TEMA 5

OBJETIVOS 6

REFERENCIAL TEÓRICO 7

METODOLOGIA 10

CRONOGRAMA 11

REFERÊNCIAS 12

INTRODUÇÃO

Considerando que o Burnout se tornou uma síndrome muito discutida e difusa dentro da sociedade, este projeto irá trabalhar com seus principais aspectos e suas possíveis causas.

Tendo como base a visível participação dessa síndrome na maioria dos casos de desistência de alguns profissionais da educação e outras áreas.

Diante desses aspectos o interesse deste projeto é apresentar questionamentos acerca das relações sociais, visando esclarecer se as mesmas interferem e contribuem no desenvolvimento do Burnout.

Será discutido também outros sentimentos negativos causados como resposta a esse sofrimento psíquico.

JUSTIFICATIVA

A escolha do tema foi feita para abordar as questões relativas à saúde mental do professor e as suas possíveis causas.

Pretende-se discutir exatamente à emergência da nova consideração sobre trabalho e afetividade diante da modernidade que vivemos e da sociedade globalizada: o Burnout.

Entendido como: exaustão emocional, despersonalização e falta de envolvimento pessoal no trabalho. O trabalho docente sofreu graves consequências com as transformações econômicas, sociais e políticas nos últimos anos, essas mudanças surtiram efeitos também em sua saúde, tanto física quanto mental.

Por isso, quando se discute sobre Burnout fala-se também um pouco do futuro, pois é uma síndrome através da qual o trabalhador perde o sentido da sua relação com o trabalho de forma que as coisas já não importam mais e qualquer esforço lhe parece ser inútil, então pouco a pouco os educadores desistem, e as contradições sociais empurram a educação a impasses a um caminho incerto.

DELIMITAÇÃO DO TEMA E DEFINIÇÃO DO TRABALHO

Burnout foi o nome escolhido para essa síndrome, pois significa algo como: “perder o fogo”, “perder a energia” ou “queimar (para fora) completamente”.

É uma síndrome na qual o trabalhador perde o sentido da sua relação com o trabalho de forma que tudo lhe parece ser inútil.

Estudos apontam que esta síndrome afeta mais profissionais que trabalham em contato direto com seus clientes como os profissionais da educação, que tem seu lado afetivo e emocional envolvidos em seu trabalho.

Esses profissionais sentem-se exaustos emocionalmente, não conseguem dar mais de si, falta esperança ou crença que seus objetivos serão alcançados.

A síndrome de Burnout aparece então, como um resultado final dessa fase de exaustão emocional, a fase de exaustão do estresse, que é uma resposta emocional a situações de estresse crônico em funções de relações intensas em situações de trabalho.

Não é possível se dizer desde quando o Burnout existe, mas essa tensão cresce cada vez mais em profissionais altamente motivados, e com uma carga de stress alta.

Diante disso, surgem as dúvidas mais frequentes em relação a essa síndrome que acredita-se ser uma epidemia na educação: O que é Burnout?

Qual a relação entre trabalho docente e os efeitos sobre a saúde mental?

A insatisfação dos professores frente ao seu trabalho pode levar ao estresse?

OBJETIVOS

Geral:

Compreender a síndrome de Burnout em relação aos profissionais da educação e suas possíveis causas.

Específicos:

- Analisar se os profissionais da educação na cidade de Pires do Rio-GO sofrem com essa síndrome.

- Descobrir os fatores que desencadeiam o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com