TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde "Briefings"

Tese: Saúde "Briefings". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Tese  •  2.648 Palavras (11 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 11

"Resumão" De Saúde

Conceito de Drogas: (do francês drogue, 'ingrediente de tintura ou de substância química e farmacêutica', de origem controversa ,em seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias - desde o carvão vegetal à aspirina)

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções.

As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais - a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC ou tetrahidrocanabinol (da Cannabis).

As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas ao senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento.

Tipos de Drogas

O termo "droga" envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento.

Quanto ao efeito

Quanto ao tipo de efeito no sistema nervoso podem ser classificadas como:

->Depressoras (psicodislépticas)- diminuem a atividade do sistema nervoso atuando em receptores (neurotransmissores) específicos. Exemplos: álcool, barbitúricos, diluentes, quetamina, cloreto de etila ou lança perfume, clorofórmio, ópio, morfina, heroína, e inalantes em geral (cola de sapateiro, etc).

->Psicodistropticas ou psicodislépticas (drogas perturbadoras/modificadoras) – têm por característica principal a despersonalização ou modificação da percepção (daí o termo alucinógeno para sua designação) em maior ou menor grau. Exemplos: Algumas espécies de cogumelos, LSD, maconha, MDMA ou ecstasy e o DMT.

->Psicolépticas ou estimulantes - produzem aumento da atividade pulmonar (ação adrenérgica), diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados. Exemplos: cocaína, crack, cafeína, teobromina (presentes em chocolates), GHB, metanfetamina, anfetaminas (bolinha, arrebite) etc.

Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injeção, por inalação, via oral ou injeção intravenosa.

Quanto à forma de produção

Quanto à forma de produção, classificam-se como:

->Naturais - aquelas que são extraídas de plantas. Exemplos: tabaco, cannabis, ópio.

->Semissintéticas - são produzidas através de modificações em drogas naturais. Exemplos: crack, cocaína, heroína.

->Sintéticas - são produzidas através de componentes ativos não encontrados na natureza. Exemplos: anfetamina, anabolizante.

Tipos de usuários de drogas

É comum distinguir o abuso de drogas (dependência) do seu consumo experimental, ou já em fase de risco de dependência. Esta classificação refere-se à quantidade e periodicidade em que ela é usada. Os usuários podem ser classificados, segundo CID 10 rev., em:

->experimentador

->usuário ocasional

->habitual

->dependente

Outra classificação se refere ao uso das drogas em desvio de seu uso habitual, como por exemplo o uso de cola, gasolina, benzina, éter, dentre outras substâncias químicas, para provocar um estado de euforia ou torpor.

As drogas na sociedade atual

Algumas dessas substâncias são utilizadas em medicamentos (drogas lícitas), outras são proibidas em quase o mundo todo (drogas ilícitas).

Usuários dizem que a droga não lhe faz mal e que não vão parar. Especialistas e autoridades defendem que as drogas são um kharma para a sociedade.

Normalmente a experimentação de algum vício novo é associada a duas coisas comuns: a necessidade de inserção social em algum grupo específico e a curiosidade. Se o usuário tem TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção por Hiperatividade), (se quer saber o que é o TDAH, clique aqui), por exemplo, a sensação de euforia proveniente do uso da droga pode ser muito mais intensa do que em uma pessoa que não tem essa doença. Nesses casos, a probabilidade de se tornar dependente é maior do que quando a não se apresenta esse quadro.Muitos usuários de drogas dizem que seu vício não os afasta do contato social, e que, muito pelo contrário, é um agente de interação social entre pessoas que têm um pensamento comum.

Uma das relações íntimas que unem usuários de drogas comuns são os tipos de música que determinadas “tribos” ouvem. Um exemplo recorrente nos últimos tempos é a explosão das “raves”, que estão associadas a um aumento significativo no consumo de ecstasy e lsd entre os freqüentadores dessas festas.

Em algumas músicas de vários gêneros são explícitas as referências ao uso de drogas. Raul Seixas, por exemplo, na música “Como Vovó já dizia”, faz referência ao uso da maconha, nos versos “quem não tem colírio usa óculos escuros”, em alusão à vermelhidão nos olhos causada pela substância

O impacto das dorgas na sociedade Brasileira

Ao longo dos últimos anos o Brasil sofreu um grande aumento do consumo de drogas. Infelizmente não houve uma mudança correspondente no vigor das políticas públicas que pudesse minimamente atenuar o impacto.

Dimensão do problema das drogas no Brasil

Álcool

O álcool é o responsável pelo maior problema das drogas no Brasil. A própria Organização Mundial da Saúde já apontou que nosso país, e na maioria dos países da América Latina, o consumo de bebidas alcoólicas é responsável por cerca de 8% de todas as doenças existentes. Esse custo social é 100% maior do que os países desenvolvidos como EUA, Canadá, e da maioria dos países europeus.O álcool contribui especialmente para o aumento da violência no Brasil. Na violência entre casais o álcool está presente em mais de 45% dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com