TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é “Briefing”?

Tese: O que é “Briefing”?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Tese  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 3

1. O que é “Briefing”?

A definição de “briefing“, segundo o Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.0:

1. Conjunto de informações básicas, instruções, diretrizes, etc., elaborado para a execução de um determinado trabalho, ou missão militar, etc.

2. Reunião onde se definem essas instruções, diretrizes, etc.

A Wikipédia, por sua vez, define briefing da seguinte maneira:

O briefing é um conjunto de informações passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho, sendo muito utilizadas em administração e na publicidade.

O briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.

Um amigo meu definiu briefing como “uma palavra ‘fresca’ para umas perguntinhas que se faz ao cliente sobre o que ele quer no site”. :-D

Basicamente, é mais ou menos isso, mesmo: o briefing é um conjunto de perguntas e/ou atividades que servem para determinar como se dará o projeto, elaboração e execução de determinada coisa – no caso, a “coisa” é um web site.

2. Como fazer um bom briefing?

Quando procuramos na internet sobre briefing e quais as melhores maneiras de se fazer um, encontramos diversas opiniões, modos de pensar, pareceres, dicas e até modelos prontos de briefingpara web sites. Assim como acontece com muitas coisas que procuramos na internet (em especial naweb), fica difícil “tomar um rumo” e escolher tal ou qual maneira ou resultado para seguir, em face à imensidão de resultados e possibilidades que nos são apresentadas.

Pessoalmente, creio que o melhor é filtrar alguns resultados/modelos que pareçam de melhor qualidade e confiabilidade – usando sempre o bom senso e discernimento pessoal para esta decisão – e, depois de uma filtragem inicial, pegar “o que sobrou” e, a partir disso, elaborar o próprio briefing, baseado nas escolhas pessoais e modo de trabalho.

O briefing deve ser feito na primeira reunião com o cliente, preferencialmente em um encontro pessoal. A vantagem de se encontrar pessoalmente com a pessoa que irá contratar seus serviços é poder “sentir” melhor o que a pessoa está realmente precisando e/ou buscando, além de você poder auxiliar e explicar melhor para o cliente o teor e objetivo de cada pergunta.

Encontrando-se cara-a-cara com a pessoa, é mais fácil de mostrar quem você realmente é e uma excelente forma de seu cliente e você estreitarem ainda mais os laços profissionais que, se tudo correr bem, irá uní-los.

Entretando, pode ser que fique complicado de se encontrar pessoalmente com o potencial comprador do web site. Para sanar essa questão, algumas medidas podem funcionar:

Briefings por e-mail. Esta abordagem seria a mais simples e “tradicional” quando o assunto éweb. Enviar as perguntas do briefing por e-mail e receber as respostas também por e-mail é algo fácil, relativamente fácil e, até certo pronto, eficiente;

Conversa por mensageiros instantâneos. Os instant messengers são usados pela maioria das pessoas que trabalham com web –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com