TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Secretariado No Mundo Globalizado

Trabalho Universitário: Secretariado No Mundo Globalizado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  6.336 Palavras (26 Páginas)  •  1.334 Visualizações

Página 1 de 26

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1. CAPÍTULO 1. GLOBALIZAÇÃO 5

1.1. Histórico da Globalização: 5

1.2. Conceitos 7

1.3. Origem da Globalização 8

1.4. Blocos Econômicos 9

2. CAPÍTULO 2 – INFLUÊNCIAS DA GLOBALIZAÇÃO 11

2.1. Influências positivas e negativas 11

3. CAPÍTULO 3 – GLOBALIZAÇÃO EXIGE NOVO PERFIL PROFISSIONAL 13

3.1. Atualidade 13

3.2. Como sobreviver neste mundo Globalizado? 20

3.3. A secretária hoje – Como é o Profissional Ideal? 22

CONSIDERAÇÕES FINAIS 26

BIBLIOGRAFIA / WEBGRAFIA 30

ANEXO 1 32

ANEXO 2 36

INTRODUÇÃO

Este trabalho é uma conclusão da pesquisa realizada junto ao curso Técnico em Secretariado do Instituto Monitor, bem como em sites da Internet, livros e revistas. O assunto principal é Globalização e suas influências no desenvolvimento do Secretariado.

Com a Globalização, a carreira da secretária passa a ter uma nova designação, a Assessora e/ou Assistente Executiva.

A Secretária globalizada deve ter uma visão global da empresa, dos negócios e ainda ter conhecimentos em marketing, administração, dois ou mais idiomas, entre outros para melhor assessorar o(s) executivo(s) da empresa pública e/ou privada e tornar-se uma profissional indispensável e valorizada dentro da empresa.

Atualmente para se viver nesse mundo globalizado, é necessário um permanente aperfeiçoamento profissional para qualquer que seja a profissão.

A Globalização é processo complexo e amplo que merece ser compreendido, pois desde o inicio da globalização o mercado impôs algumas mudanças em diversas profissões, uma delas é a profissão de Secretariado que sofreu inúmeras influências por parte da Globalização, conforme serão apresentadas.

Na era da globalização, iremos demonstrar o perfil de um (a) Secretário(a) atual, incluindo conhecimentos e aspectos emocionais para permitir melhor colocação no mercado competitivo e globalizado.

1. CAPÍTULO 1. GLOBALIZAÇÃO

1.1. Histórico da Globalização:

Globalização é o termo utilizado para o processo de transformações econômicas e políticas que vêm acontecendo nas últimas décadas. Uma das principais características é a integração dos mercados mundiais com a exploração de grandes empresas multinacionais. A grande explosão tecnológica com o uso cada vez maior de aparelhos eletrônicos, da internet e dos canais de televisão à cabo, fazendo com que diversos países interagem na economia, política e na cultura.

Alguns fatos históricos marcantes ocorridos no final da década de 1980 e o início da década de 1990 foram decisivos para um processo de rápidas mudanças políticas e econômicas no Mundo, conforme abaixo:

• A queda do Muro de Berlim em 1989;

• O fim da Guerra Fria;

• A desintegração da União Soviética, em dezembro de 1991, e seu desdobramento em novos Estados Soberanos (Ucrânia, Rússia, Lituânia, etc.).

• A exploração étnica das nacionalidades em vários lugares, acompanhada da guerra civil: antiga Iugoslávia, Geórgia, Chechenia, etc.

• O acordo de paz entre Israel e Jordânia.

• O fim do socialismo real.

• A formação dos blocos econômicos regionais (União Européia, Nafta, Mercosul, etc).

• O grande crescimento econômico de alguns países asiáticos (Japão, Taiwan, China, Hong-Kong, Cingapura), fazendo crer que constituirão a região mais rica do Século XXI.

• O grande desenvolvimento científico e tecnológico – Terceira Revolução Industrial ou Tecnológica.

Até praticamente 1989, ano da queda do Muro de Berlim, o mundo vivia no clima da Guerra Fria. De um lado, havia o bloco de países capitalistas, comandados pelo Estados Unidos, de outro, o de países socialistas, liderado pela ex-União Soviética, configurando uma ordem mundial bipolar.

As reformas iniciadas por Gorbatchev, na ex-União Soviética, em 1985, através da Perestroika e da Glasnost, foram pouco a pouco minando o socialismo real e, conseqüentemente, essa ordem mundial bipolar. A queda do Muro de Berlim, com a reunificação da Alemanha, e muitos outros acontecimentos do Leste Europeu alterou profundamente o sistema de forças até então existente no mundo.

De um sistema de polaridades definidas passou-se, então, para um sistema de polaridades indefinidas ou para a multipolarização econômica do mundo. O confronto ideológico (capitalismo versus socialismo real) passou-se para a disputa econômica entre países e blocos de países.

O beneficiário dessa mudança, historicamente rápida, que deixou muitas pessoas assustadas, foi o sistema capitalista, que pôde expandir-se praticamente hegemônico na organização da vida social em todas as suas esferas (política, econômica e cultural). Assim, o capitalismo mundializou-se, globalizou-se e universalizou-se, invadiu os espaços geográficos que estavam sob o regime de economia centralmente planificada ou nos quais ainda se pensava poder viver a experiência socialista.

A Globalização não é um acontecimento recente. Ela se iniciou já nos séculos XV e XVI, com a expansão marítimo-comercial européia, conseqüentemente a do próprio capitalismo e continuou nos séculos seguintes. O que diferencia aquela Globalização ou mundialização da atual são a velocidade e abrangência de seu processo, muito maior hoje. Mas o que chama a atenção na atual é, sobretudo o fato de generalizar-se em vista da falência do socialismo real. De repente, o mundo tornou-se capitalista e globalizado.

1.2. Conceitos

Tendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com