TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seg Trabalho

Monografias: Seg Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

Todas as áreas de risco sujeitas a ocorrências de explosões ou incêndios devem ser demarcadas e sinalizadas. Todas as áreas objeto de deposição ou aplicação de material inflamável devem estar sinalizadas como áreas potencialmente sujeitas a incêndios ou explosões. O estado de funcionamento das instalações ou dos dispositivos contra incêndios devem ser inspecionados periodicamente, mantendo-se um registro dessas inspeções. Deve ser realizado um controle do funcionamento dos equipamentos e do sistema de exaustão ou purificação com a finalidade de manter as concentrações dentro dos limites estabelecidos na legislação vigente

b) As normas devem ser cumpridas e o tecnólogo deve adotar medidas de prevenção que atuem sobre um ou mais dos componentes do triângulo do fogo para evitar o início do incêndio ou da explosão. A atuação sobre o combustível poderá ser feita por intermédio de: Substituição ou diluição do combustível para reduzir sua periculosidade, sempre que possa cumprir a mesma função; Limpeza de derrames e restos de combustíveis; armazenamento em lugar isolado e protegido; utilização de recipientes seguros e bem fechados; realização de transferência em condições de segurança; emprego de permissão para trabalhos especiais em instalações ou equipamentos que tenham contido produtos inflamáveis; exaustão localizada e ventilação geral na presença de focos que possam gerar incêndios ou explosões; e tratamento ou revestimento antichamas para evitar a propagação. A atuação sobre o comburente (oxigênio do ar), para torná-lo sem efeito, só pode ser feita em casos determinados, como por exemplo, a soldagem de um recipiente ou tubulação que ainda contenha restos de um líquido inflamável mediante inertização (tornar sem efeito) com nitrogênio ou esgotamento (transbordar o recipiente) com água. A atuação sobre as fontes de ignição pode ser feita mediante proibição de fumar; localização externa de instalações geradoras de calor; instalações elétricas protegidas; e o uso de ferramentas antifaísca em locais de risco de incêndios e explosões etc. sistemas de detecção e alarme sonoros são destinados a descobrir, o quanto antes possível, a existência de um incêndio, possibilitando a sua extinção e a evacuação de pessoal dos locais de trabalho. Também se recomenda a instalação de alarmes manuais para serem acionados pela pessoa que descubra um foco de incêndio. A evacuação é uma forma de proteção das pessoas e consiste em desalojar um local de trabalho em que se tenha um foco de incêndio ou outro tipo de emergência. Para isso as portas de saídas devem ser amplas e estar sinalizadas e livre de obstáculos. Para casos de incêndios e explosões, a empresa deve possuir um Plano de Emergência para assegurar o comportamento seguro dos trabalhadores, que devem conhecê-lo amplamente. Deve-se, inclusive, realizar simulações periódicas na empresa. A sinalização e a iluminação, normal e de emergência, são fundamentais para que o Plano de Emergência seja implantado em condições adequadas e no menor tempo possível.

2 – a) O encarregado tem total culpa tendo em vista que o funcionário não era apto a exercer tal função. Não tinha conhecimento e não sabia os procedimentos cabíveis para efetuar tal atividade.

b) Não. Pois o funcionários não havia passado por nenhum treinamento para exercer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com