TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segmentos gastronomicos

Por:   •  19/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDOS REFERENTES AO PROJETO

                           

Levantamento de área de atuação: 

Gastronomia.

Segmento de Clientes: 

Amadores – Adolescentes, adultos e idosos.

Profissionais – Alunos e professores de Gastronomia, profissionais da gastronomia, pequenos e médios produtores.

Explosão gastronômica

Por Gilson Garrett Jr.

“Um balanço sobre o ensino de gastronomia no Brasil, feito pelo Bom Gourmet, com base nos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra uma realidade já sentida por empresários do ramo e por quem comanda as cozinhas de restaurantes, mas só agora pode ser traduzida em números. Nos últimos 10 anos, o mercado de ensino superior em gastronomia aumentou 50 vezes para o número de interessados e 80 para a quantidade de vagas.

O número de vestibulandos passou de 350, em 2001, para 21 mil, em 2010. A oferta de vagas nas instituições também cresceu de apenas 180 para quase 14 mil vagas na última década. E estes números são ainda maiores, pois a pesquisa não contabiliza as instituições que oferecem os chamados cursos livres – que não precisam da autorização do Ministério da Educação (MEC) para funcionar – grande parte deles atuando muito antes das universidades abrirem vagas.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), existem 124 cursos de nível superior de gastronomia em todo o Brasil separados em 7 bacharelados e 117 tecnólogos. Sobre o número de cursos livres de gastronomia não existem estatísticas. Das expectativas mais pessimistas se em cada turma se formarem 15 alunos, serão 1860 novos profissionais da área por ano no Brasil.”

PESQUISAS

“Utensílio”                                                                          

Significado: 

Qualquer instrumento de trabalho; ferramenta; qualquer instrumento apropriado para o fabrico de um objeto, um produto, para o exercício de uma arte, um ofício, uma indústria etc; qualquer implemento útil ou necessário aos usos do cotidiano, da vida diária; utilidade.

"u. de cozinha"

Objeto que se usa, para simplificar a fabricação de um produto, o exercício de uma arte, ofício etc.: utensílios de pedreiro.

Origem: ETIM lat.tar. utensilĭum < lat.cl. pl. utensilĭa 'tudo que serve para nosso uso (móveis, meios de existência, provisões etc.)'

“Ferramenta”                                                                            

Significado: 

Qualquer instrumento que se usa para a realização de um trabalho. As ferramentas que operam em uma máquina são chamadas máquinas-ferramenta. Pequenas ferramentas a motor assemelham-se tanto a ferramentas de mão como a máquinas-ferramenta. Os dois principais tipos de ferramentas são as ferramentas para trabalho em madeira e as ferramentas para trabalho em metal.

Escolha do Segmento:

Gastronomia – Agilidade e Higiene.

Análise de necessidades e soluções:

Atualmente devido à grande exigência dos órgãos voltados à saúde como a vigilância sanitária por exemplo, torna-se difícil aos pequenos e médios produtores à adaptação de seu negócio a todas essas exigências sem gastar muito dinheiro e otimizando o tempo.

A solução foi desenvolver uma ferramenta/equipamento direcionada a este público, de modo a propor como diferencial unir higiene, praticidade, pequeno investimento e otimização dos processos.

Projeto: Desenvolvimento de equipamentos simples e objetivos para pequenos e médios produtores da área gastronômica, em que esses equipamentos diminua o tempo gasto na produção, melhore as qualidades de higiene e seja de fácil acesso.

Problemas: A indústria atualmente visa a total mecanização da produção, automatizando todo seu sistema, desde a recepção da matéria prima até o produto final. Esse sistema apesar de muito eficiente não é ainda acessível aos pequenos e médios produtores devido ao alto custo de aquisição. Sem falar que devido ao aumento do consumo de produtos industrializados a população tem enfrentado enormes problemas como obesidade e como algumas pesquisas apontam até mesmo o câncer. Esses pequenos e médios produtores além da otimização do tempo e adequação aos parâmetros de higiene exigidos, buscam também o fornecimento de produtos caseiros e naturais, longe dos tão temidos conservantes que os ditos “industrializados” trazem em peso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com