TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Atividade De Processos Avaliativos Educacionais

Trabalho Universitário: Segunda Atividade De Processos Avaliativos Educacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 3

Segunda atividade de Processos Avaliativos Educacionais

1) De acordo com o capítulo 3 do livro ,em 2011 a Presidente Dilma Rousseff assinou o Decreto presidencial nº 7611/11 que define o público alvo da educação especial. Quais seriam, de acordo com o referido Decreto, os estudantes a quem se destinaria os serviços de apoio especializado?

O decreto reafirma que a educação especial deveria oferecer e garantir os serviços de apoio especializado aos estudantes tanto com deficiências e transtornos globais do desenvolvimento quanto com altas habilidades no ensino regular. Este decreto traz a possibilidade de haver atendimento especializado na rede regular de ensino, em classes comuns ou em classes especiais de escolas regulares.

2) No capítulo 6 do livro, a autora trata do atendimento especializado à Área da surdez. Tendo por base esse capítulo responda: 1)o que significa a sigla TILS; 2) qual o papel atribuído a esse profissional no cenário da educação inclusiva para alunos surdos. (Valor: 0,0 a 2,5 pontos)

Tendo por base os estudos realizados no capítulo 6, explica que TILS vem a ser tradutor/intérprete de língua de sinais. O TILS tem a competência linguística em LIBRAS/ língua portuguesa e atua em diferentes contextos nos quais as pessoas surdas são inseridas. Ele é um mediador na comunicação entre surdos e ouvintes e ouvintes e surdos.

3) No capítulo 7,as autoras tratam do atendimento aos alunos com deficiência visual. Tendo por base a discussão das autoras, discorra sobre a abordagem educacional para o aluno com baixa visão e o aluno cego. (Valor: 0,0 a 2,5 pontos)

O atendimento educacional para as pessoas cegas ou com baixa visão passou por muitos processos históricos e legais até chegar ao que temos hoje.

A educação do deficiente visual passou a ser realizada em salas especiais, dentro de instituições, em salas comuns como o apoio de salas de recursos, dentro de instituições, em salas comuns com o apoio de salas de recursos.

Quando foi lançado o documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação inclusiva em 2008, ocorreu a partir daí um novo norte para a educação inclusiva no país. Então, o processo educacional na área da deficiência visual passa a ocorrer no ensino comum, e o aluno deverá frequentar o Atendimento Educacional Especializado em Salas de recursos Multifuncionais em contraturno. Esse atendimento tem com a função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio de serviços, recursos e estratégias que viabilizem a aprendizagem e a participação efetiva do sujeito na sociedade. Nessas salas os alunos dispõem de materiais adaptados tais como: lupa eletrônica, impressora a laser, lupa manual, lupa conta – fio dobrável e lupa de régua, dominó com textura, soroban, reglete de mesa, etc.

Cabe ressaltar que além desses recursos, o aluno com deficiência visual necessita de um professor especializado para o seu pleno desenvolvimento.

4) No capítulo 9, a autora aborda o atendimento educacional para pessoas com deficiência física. Levando em conta esse capítulo, explique o que caracteriza a pessoa com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com