TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa Politicas Educacionais

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Políticas Educacionais

Atividade Colaborativa

NOME

GRS

RA

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Políticas Educacionais

Atividade Colaborativa

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Políticas Educacionais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professora tutor

Anhanguera Educacional

2015

  1. Apresentação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96) em linhas gerais, enfatizando o que a mesma prevê no tocante à qualidade da educação e o profissional da educação.

        A LDB nº9.394/96 dos artigos 61 á 67 prevê a formação continuada, valorização e capacitação dos professores, onde no art. 62 deixa claro que a  União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios, em regime de colaboração, deverão promover a formação inicial, a formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério.

A LDB prevê ainda que a educação  garanta  a formação básica do aluno para a cidadania, promovendo a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;  preparando-o para o trabalho e para a vida na sociedade, garante ainda uma educação de qualidade com todos os insumos e recursos materiais, pedagógicos e físicos necessários para o bom rendimento escolar .

         

  1. Considerações sobre a realidade da educação em nosso país, a partir dos vídeos e das charges disponibilizados.

        O cenário da educação brasileira é de descaso. Embora temos a Constituição Federal e a LDB que nos garantem que nossas crianças, adolescentes e jovens tem o direito á educação de qualidade e que nossos professores tenham uma formação preparatória e continuada para sua atuação em sala de aula, nossos governantes não tratam a educação como prioridade e nem tão pouco se preocupam em cumprir tais leis.

É como a professora Amanda Gurgel relata na audiência pública sobre o cenário atual da educação no RN, os professores não tem um salário digno e muitos são obrigados a trabalhar em três  períodos para conseguir se sustentar, as salas de aulas com super lotação, falta de materiais didáticos,a falta de carteiras e de estrutura física nos prédios e entre tantos outros problemas enfrentados no dia a dia.

Tanto nas charges, quanto nas falas da professora Amanda Gurgel e do professor da Universidade Federal de Pernambuco, Mozart Neves Ramos,  em sua entrevista para a  Globo News, é denunciado a falta de investimento na educação, a desvalorização do professor e a má qualidade da educação básica.

  1.  Análise e reflexão que busque confrontar os itens 2 e 3, desenvolvendo um texto que discorra sobre o distanciamento existente entre as políticas educacionais e o cotidiano escolar.

Percebemos que a educação contínua não acontece como esta disposto na  LDB. Vemos que não são oferecidos aos professores qualquer tipo de investimento para seu crescimento profissional e preparo para as dificuldades enfrentadas no dia a dia, apenas pequenos e escassos cursos, reuniões com debates e embates sobre a realidade, mas que não acrescentam em nada a vida profissional ou não trás as soluções esperadas. Na teoria é muito fácil, a política educacional é contraditória á realidade no cotidiano escolar, a impressão é que cada um caminha para o lado contrário.

  1. Considerações Finais.

        A situação educacional brasileira apesar de alguns avanços, se encontra precária para um bom desenvolvimento econômico, cultural e social. Falta investimentos e iniciativa para que a educação seja prioridade em nosso país, os governantes trazem em seus discursos eloqüentes palavras bonitas e promessas para um futuro promissor, porém não conhecem de verdade quem são os alunos que freqüentam a escola publica e não conhecem os professores que vão ensinar essas crianças, eles não conhecem de fato quais são as verdadeiras necessidades e anseios da educação, e não fazem mesmo nenhuma questão de conhecer. Apenas continuam iludindo o povo com promessas, mas na verdade a grande responsabilidade de educar as crianças esta apenas nas mãos dos professores que estão sozinhos nessa luta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com