TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de processo avaliativo

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 6

A PRATICA DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO


O livro nos mostra a necessidade de transformar a realidade vivida pela nossa sociedade atual, através da educação, buscando uma realidade melhor, baseada no planejamento participativo. Cabe a sociedade elaborar questionamentos com o intuito de transformar, posicionando-se de forma clara a fim de mudar nossa realidade existente para uma realidade desejado, na qual podemos iniciar através do planejamento no campo educacional. 
Apesar de todos os esforços de sociedade em garantir uma realidade transformadora, a crise esta presente na realidade existente. Resta-nos a contribuição do planejamento, na tentativa de buscar novas alternativas no planejamento participativo que traga propostas inovadoras, a fim de transformar a sociedade. O planejamento envolve três questões importantes; a qualidade, a missão e o poder, que devem ser analisados juntos a auxiliar o gerenciamento da qualidade total. Os resultados que queremos alcançar são traçados através do planejamento, restando apenas os meios, manipulando de acordo com o planejamento a fim de alcançar o resultado final. 
Basicamente o planejamento se resume entre o horizonte e “aqui agora” e entre o discurso e a pratica que através ambos devem ser analisados juntos como se fosse uma só, entranhados uma na outra.
O planejamento e administração são analisados como objetos distintos, mais que estão intimamente ligados, porque vizam um fim, dos meios empregados e disponíveis quando falamos em planejamento surgem duas questões importantes como fazer? Com que fazer? E da mesma forma o planejamento se divide em dois níveis, o político e o operacional, os quais necessitam de estímulos para serem analisados que são: como? Com que? O que? Para que? Embora o planejamento e administração estejam interligados, eles têm que ser tratados como cargos diferentes e não podem ser acumulados em uma única pessoa, e sim, em um grupo de pessoas, caracterizando o planejamento participativo.
O planejamento tem que ser baseado na realidade, analisada em realidade existente e desejada, para alcançar o fim através dos meios na verdade, o planejamento consiste em analisar a realidade existente, e baseada nas informações obtidas alcançar a realidade desejada, não esquecendo da realidade global e a do campo de ação, buscando transformar e construir a realidade existente em uma realidade desejada.
O planejamento pode ser comparado ao trabalho de um medico, a instituição passa por problemas e deve ter esperança que vai conseguir vencer o problema. A equipe de planejamento deve, através do conhecimento e teoria que tem sobre o caso, aliado a pratica lançar um diagnostico e a partir daí, tendo um amplo conhecimento do estado global da instituição e a gravidade do problema, planejar uma proposta de ação a fim de resolver os problemas.
O planejamento deve ser traçado, levando, o procedimento cientifico

planejar sem procedimentos científicos e agir no empirismo, sem traçar metas e possivelmente não chegaremos ao fim, ate mesmo porque sem procedimento científicos , não conhecemos os meios. Através dos procedimentos científicos, iremos compreender a situação, estabelecer o rumo, verificar a distancia entre o desejado e o que temos no momento, e definir o caminho (para um tempo), que são requisitos para um bom planejamento. Compreendendo a situação, poderemos ter um real diagnostico da crise que a instituição esta passando. Estabelecer o rumo, tendo conhecimento da realidade desejada, irá analisar a realidade existente e traçar metas para chegarmos à realidade desejada. Verificar a distancia ou tempo entre o desejado e o existente, teremos uma nação geral de distancia e tempo que gastaremos para chegar à realidade desejada. Definir o caminho (para um tempo), são as varias alternativas que temos para chegar à realidade desejada, e se no decorrer do tempo o caminho seguido não estiver sendo satisfatório, poderemos tentar outras alternativas.
O planejamento estratégico e o operacional visam o mesmo fim, porem usando meio diferentes, enquanto o estratégico tratado do médio e do longo prazo, o operacional, fixa-se no médio e no curto prazo. 
No planejamento participativo existem três níveis, que são: colaboração, decisão e construção em conjunto. A colaboração, o administrador chama as pessoas a trazerem suas contribuições, para as decisões

pré-estabelecidas pelo administrador. Na decisão, o administrador traça algumas e leva a decisão de um grande plenário e todos decidem a melhor meta a seguir. Na construção em conjunto só é possível havendo a igualdade real entre as pessoas para um bom planejamento, devemos seguir um sentido lógico das idéias, por em pratica as teorias existentes e contar com a participação do grupo, para que juntos decidam sobre a realidade desejada num sentido amplo e abrangente, capaz de resolver a crise com a participação do grupo.
O processo de planejamento deve ser sustentado por um roteiro geral do fazer. As etapas deste roteiro são: preparação, elaboração do plano global de médio prazo, elaboração do marco referencial, elaboração do diagnostico, elaboração da programação, revisão geral, elaboração de planos globais de curto prazo e elaboração de planos setoriais. Estas etapas são fundamentais para o planejamento participativo, devendo ser montado um grupo para discutir e planejar a realidade desejada com base na realidade existente. O diagnostico não é uma descrição da realidade, mas um juízo sobre a instituição, resultante da comparação de sua realidade presente com realidade desejada.
Macro situacional ou referencial é a real situação da instituição nas crises e dificuldade existenciais. Resultados de pesquisa são os estudos científicos feitos a partir da realidade existente da instituição. O modo mais preciso de elaborar um plano seria,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com