TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Guerra Mundial

Por:   •  4/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.415 Palavras (14 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade dos Açores

Educação básica

Sociedades, Territórios e Ação Humana

2ºano- 1º semestre

Auschwitz na Segunda Guerra Mundial 

[pic 1]

Docente: Emanuel Medeiros 

                                                                                                                      Discentes: Ana Bettencourt

                                                                                                                                          Carolina Lacerda

                                                                                                                                      Telma Cabral

Ponta Delgada, 25 de Novembro de 2015

Introdução

Bibliografia de Adolf Hitler[pic 2]

[pic 3]

                                                                                       Politico alemão nascido na Áustria.

Nascimento a 20 de abril de 1889. Seu pai chamava-se Alois Hitler e era um inspetor de alfândega da cidade de Braunau, Áustria.

Em 1907 Hitler candidatou-se à Academia de Belas Artes de Viena, mas não teve sorte e em 1908 seu pedido foi recusado. Como ele passava a maior parte de seu tempo livre com ocultistas e extremistas dos dois lados do espectro político, acredita-se que essa convivência tenha influenciado seu desenvolvimento intelectual e reforçado seu ódio pela classe média, principalmente por pessoas de descendência judaica.

Quando a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) teve início, Hitler tentou entrar para o exército austríaco, mas sem sucesso. Porém, pouco tempo depois ele conseguiu se alistar no exército alemão. Mas, depois do fim da guerra, Hitler não conseguiu arranjar emprego. A Alemanha do pós-guerra passava por uma transformação social e o colapso da monarquia e da economia, o que proporcionou um ambiente propício ao crescimento de filosofias extremistas, que iam do comunismo ao nacionalismo. Nessa época, Hitler viajou para Munique, onde se tornou um dos primeiros membros do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães – abreviado como Nazista.


    A crise económica mundial, iniciada em 1929, tornou possível aos nazistas fazer avanços políticos em meio ao descontente eleitorado alemão. Aos poucos, eles passaram a ser reconhecidos como um legítimo partido político, e Hitler, que era um orador brilhante, começou a se destacar e receber vários apoios.

     Em 1933, o Partido Nazista era tão poderoso que o presidente Paul von Hindenburg (1847-1934) viu-se “obrigado” a nomear Adolf Hitler como chanceler da Alemanha. Logo apos Hitler tomar a sua nova posição tirou partido desta de modo a derrubar Hindenburg e assumir o controlo ditatorial da Alemanha. Ele rearmou militarmente a Alemanha e reafirmar seus interesses territoriais na Europa.
Em março de 1938, Hitler anexou a Áustria, tornando-a parte da Alemanha. E um ano depois, em março de 1939, suas tropas tomaram o controlo da Checoslováquia. Embora Inglaterra e França tenham-se oposto abertamente à investida alemã, elas não tomaram qualquer iniciativa para tentar evitar uma guerra.

     Em 24 de agosto de 1939, a Alemanha assinou um pacto de não-agressão com a União Soviética. A 1 setembro deste mesmo ano, Hitler organizou um ataque em grande escala à Polónia. No dia 3 de setembro, Inglaterra e França declararam que o estado de guerra já se constituíra por dois dias. Era o início da Segunda Guerra Mundial que durou 6 anos. (1939-1945).


      Os dois primeiros anos de guerra foram marcados por grandes sucessos militares das tropas alemãs. A França caiu em questão de semanas em 1940, e, embora a Inglaterra não tenha chegado a ser invadida, perdeu todo seu poder militar. A dominação total de Hitler na Europa durou de 1941 a 1944, quando os aliados anglo-americanos tomaram bases importantes na França e na Itália e os exércitos soviéticos forçaram os alemães a recuar do leste europeu. No início de 1945, os alemães estavam defendendo desesperadamente seu próprio território e, em 7 de maio, a guerra estava acabada.
     O espírito de Hitler entre 1939 e 1942 tinha sido o de um invencível otimismo. Seus planos eram para um Império Germânico na Europa, com uma duração mil anos. Para realizar seu sonho de um império racialmente puro, o ditador criou uma rede de crematórios para a execução em massa de judeus, ciganos e outros povos considerados por ele "indesejáveis”.

              Entre 1943 e 1945, Hitler foi se tornando uma pessoa cada vez mais deprimida e frustrada. Ele passou também a se envolver com crenças ocultas e acreditar que uma forma de magia negra, combinada com misteriosas armas secretas, poderia salvar a Alemanha da derrota. Em 30 de abril, enquanto os exércitos soviéticos cercavam Berlim (capital da Alemanha) Hitler, que se escondera numa casamata fortificada nos subterrâneos de um prédio de Berlim, assassinou Eva Braun, sua amante de longa data, com quem havia-se casado pouco tempo antes.

Auschwitz na Segunda Guerra Mundial

     Auschwitz foi um Campo de Concentração que ficou conhecido por ser o local de extermínio a judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

     Desde o momento em que Adolf Hitler assumiu a liderança política da Alemanha (1933), começou a proclamar a necessidade de se exterminar alguns grupos “indesejáveis” da sociedade alemã para que o país pudesse recuperar das humilhações sofridas após a Primeira Guerra Mundial e das consequências da crise económica de 1929.

     Os alemães viram em Hitler a esperança de uma recuperação da nação e depositaram nele toda a sua confiança. De fato, Adolf Hitler conseguiu reerguer a Alemanha, tirando-a do cenário catastrófico que se encontrava, mas sempre apresentando uma postura radical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (358.4 Kb)   docx (241 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com