TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seguraca Do Trabalho

Dissertações: Seguraca Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

Estado e politica sociais no neoliberalismo

O estado liberal é caracterizado pela separação entre o estado e economia e pela tentativa de redução da politica a chamada sociedade politica, ou seja, tentar despolitizar as relações econômicas e sociais o estado liberal ao tentar separar a politica da economia definira um conceito de sociedade reduzida aos produtores e aos cidadãos face da mesma moedas mais separados por esferas de atuação.

O liberalismo provocou uma grande desigualdade social e um grande conflito nos campos econômicos e políticos entre burguesia e proletariado e foram essas condições entre os partidos e as ideologias e as revoluções se desenvolveram

. O liberalismo pode ser sistematizado como teoria nos elementos: individualismo, naturalismo e progresso.

As lutas sociais e politicas do século XIX e princípios do XX deu resultado a decadência do liberalismo. Em relação ao estado liberal o estado social teve como novidade: a redefiniçao das relações clássicas entre sociedade civil e politica a legalização da classe operaria e das suas organizações e investidora economia, em parte regulador da economia e dos conflitos.

O estado social significa de acordo com a teoria econômica o abandono das concepções dominantes de que o equilíbrio poderia ser conseguido de forma espontânea o estado social que dominou durante uns quarenta anos e se empós em todo mundo permitiu nesse período altos índices de crescimento e ordem social, mais a crise chegou e o estado social decompôs-se.

As explicações para a crise do estado social são varias a crise do estado como a crise fiscal a inflação das demandas e das proteções dos trabalhadores, a teoria inversa a crise Welfare State como resultado da crise de acumulação e a crise do estado social como consequência do taylorismo-fordismo em níveis dos processos de trabalho.

O atual neoliberalismo do ponto de vista teórico abarca varias perspectiva. As mais importantes podem são classificadas em quatro a escola de Chicago, a austríaca Virginia, anarco –capitalista .

Podemos identificar o núcleo bem definido de algumas características econômicas, politicas e ideológicas dos novos estados liberais a primeira seria a supeoridade do livre mercado a segunda o individualismo ecológico a terceira as contradições entre liberdade e igualdade e em quarto o conceito abstrato de liberdade.

O neoliberalismo se combina no campo politico com o autoritarismo e esta vinculado a critica a igualdade ,e a democracia da igualdade politica .

Como doutrina justificadora o neoliberalismo na verdade só cumpri o seus pressuposto mais em troca enfrenta contradições importantes: permite que as economias cresçam de certos limites ou redução taxas de inflação as custas de uma polarização produtiva e social; a liberação dos mercados com a rígida politica salarial que provoca uma queda nos salários reais e a liberdade com a ruptura de pactos coorporativos que distorce os mercados.

Apesar de qualquer uma de suas doutrinas o estado neoliberal não existe, o que realmente existe nada mais é o estado do grande capital por meio da derrota da classe operaria impôs rupturas ou limitações aos pactos coorporativos do pós-guerra. Implantando uma disciplina febril, uma austeridade salarial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com