TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança De Transporte Para à Comunidade Universitária

Monografias: Segurança De Transporte Para à Comunidade Universitária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU GESTÃO PÚBLICA

Aluno: Francisco Lázaro Lopes

Tutor: Professor: Edson Aro

Cuiabá – MT

ARTIGO

Segurança de transportes da comunidade universitária oferecida pela logística dentro da gestão pública integrada dentro Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

1. RESUMO

Este artigo busca identificar os problemas dentro da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, de transportes de passageiros que podem causar constrangimentos à comunidade universitária e de opinião pública, quanto à Logística da Gestão Pública da instituição em relação à supervisão de transportes apresenta boas condições de segurança, conforme determina a Lei n° 9.503/97, do Código Nacional de Trânsito Brasileiro e suas resoluções publicadas.

Palavra chave: Segurança, Transportes, Passageiros, Logística, Gestão Pública.

1. INTRODUÇÃO

À UFMT no início da década de 1960 iniciaram-se movimentos em torno da implantação de uma Universidade em Cuiabá, mas conforme recupera Dorileo (2005, p. 74), foi em “10 de dezembro de 1970, que o presidente Emílio Garrastazu Médici sanciona a Lei nº 5647 de 1970, instituindo à Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, com personalidade jurídica de Fundação” (FUFMT, 2014).

À UFMT, desde a sua criação tem contribuído efetivamente, com o desenvolvimento regional, atuando nas áreas de ensino de graduação, pesquisa, ensino de pós-graduação, e extensão, mantendo os campi de Cuiabá, Rondonópolis, Médio Araguaia e Sinop, além de forte presença nas demais regiões de Mato Grosso, com projetos de interiorização no âmbito do ensino de graduação: licenciaturas parceladas, turmas especiais, ensino à distância, sempre em parceria com os governos federal, estadual e municipal, o histórico do desenvolvimento e consolidação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT se funde em atender às necessidades regionais com seus campi com a educação pública nas áreas: do meio-ambiente; da preservação da memória regional; ciência e tecnologia; do desenvolvimento da saúde coletiva; e outros seguimentos da educação de nível superior. A UFMT tem parcerias e convênios com entidades públicas e privadas, visando à prestação de serviços e cooperação técnico-científica, demonstram o esforço da UFMT em propiciar respostas às aspirações da sociedade, ampliando e consolidando a necessária integração com a comunidade externa.

Observa que o transporte de pessoas e coisas, (Marconi & Presotto 1986), que desde os primórdios da humanidade, fez com que os seres humanos fossem obrigados a transportar em suas próprias costas, alimentos, roupas etc., o primeiro tipo de transporte terrestre utilizado pelo homem originou-se de tronco de árvores em forma de barco, de prancha, tobogã. Para o autor, os primeiros vestígios apareceram no Mesolítico da Finlândia e também nas planícies do Oriente próximo, e vestígio de transporte no Mesolítico Escandinavo, com um tipo de canoa. No Neolítico, as provas referem-se apenas aos transportes aquáticos: canoas e pirogas. A Idade do Cobre apresenta além de barcos maiores, alguns tipos de transportes terrestres por volta de 4.000 a.C.

Para o autor, (Marconi & Prescotto), na Idade Média europeia, o homem preferiu o cavalo a outros veículos, mais utilizados pelas damas da nobreza, difundiu-se o uso da basterna, aristocrática liteira medieval puxada por mulas ou cavalos, foi na Itália que a carruagem alcançou a máxima difusão foi o início do meio de transporte coletivo urbano que surgiu entre os séculos XVIII e XIX, com a utilização de ônibus ou bondes que circulavam sobre trilhos de ferro puxados por cavalos.

A presença da Família Real no Brasil provoca grande transformação na cidade do Rio de Janeiro, os moradores eram obrigados a ir para os bairros afastados e precisavam vir ao centro para trabalhar e a nobreza precisava ir até ao rei fazer o Beija-Mão diário. Surge assim no Brasil a primeira demanda por transporte público, por que Em 1817, Dom João VI faz a concessão das duas primeiras linhas de transporte urbano no Rio de Janeiro a um de seu súditos, estas linhas de ônibus tinha como objetivos, facilitar a ida da nobreza até ao rei, (Wikipédia ,2014).

No Brasil, o transporte público acontece, em maior parte das vezes, por meio de ônibus, trens, vans e outros. (Wikipédia, 2014).

O início da história do transporte rodoviário de pessoas e cargas no Brasil foi por intermédio de Henry Ford que, em 1917, deu início à produção comercial em série do invento (Fordismo), e em pouco tempo as vendas desses veículos alcançaram cifras impressionantes. Início da utilização comercial do automóvel (1917); e que se multiplicou por todo o mundo com surgimento de várias marca e modelos.

2. PROBLEMA

O transporte rodoviário regular de acadêmicos e demais componentes da comunidade universitária da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, em seus deslocamentos interestaduais e internacionais, cumpre com as normas de segurança previstas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres ANTT?

Neste sentido, o objetivo geral deste artigo é contextualizar e identificar como a UFMT, administra o transporte para a comunidade universitária se este é de confiabilidade e seguro para atender o objetivo geral da comunidade universitária; qual está desdobrado em dois objetivos específicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com