TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança No Trabalho Stress

Exames: Segurança No Trabalho Stress. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/7/2014  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

Stress no trabalho

Talvez o ambiente do trabalho tenha se modificado e acompanhado o avanço das tecnologias com mais velocidade do que a capacidade de adaptação dos trabalhadores. O stress do trabalho mistura-se com a vida cotidiana.

O tipo de desgaste que as pessoas estão submetidas permanentemente nos ambientes e as relações com o trabalho são fatores determinantes de doenças.

O desgaste emocional a que pessoas são submetidas nas relações com o trabalho é fator muito significante na determinação de transtornos relacionados ao stress, como é o caso das depressões, pânicos, fobias, etc.

Alguns fatores ajudam a desencadear o stress, tais como:

• Ruído: O ruído excessivo pode causar stress pela estimulação do Sistema Nervoso Simpático, provocando irritabilidade e diminuindo o poder de concentração. O ruído também influencia outros hormônios, como a testosterona, prolongando seus efeitos.

• Alterações do sono: Os operários que fazem turnos ou têm trabalho noturno, geralmente possuem um sono de má qualidade.

• Mudança auto-impostas: São as exigências que fazemos de nós mesmos. É indispensável que a pessoa mantenha adaptada às circunstancias atuais, mesmo que sejam circunstancias adversas.

• Ergonomia: O conforto humano em seu trabalho deve ser sempre considerado, se tratando de stress. Aqui deve ser considerado o conforto térmico, acústico, as horas trabalhadas ininterruptamente, etc.

• Stress: O stress pode ser entendido como um estado de desequilíbrio da pessoa que se instala quando esta é submetida a uma série de tensões suficientemente fortes ou suficientemente persistentes.

Stress e a vida do trabalhador dos grandes centros urbanos

Estudiosos têm dado atenção especial a um fator comumente encontrável entre os agentes responsáveis por várias doenças, tais como enfarte, úlcera, embolias, infecções pulmonares, manifestações alérgicas e até câncer.

Do ponto de vista fisiológico, o que ocorre no stress é a produção de hormônios destinados a deixar o organismo em estado de alerta para enfrentar uma emergência.

Ganhar na loteria para um operário pode ser tão estressante como é para um milionário perder toda a sua fortuna de repente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com