TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Stress No Trabalho

Artigos Científicos: Stress No Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  423 Visualizações

O que é estresse?

Estresse - O termo estresse foi emprestado da física devido ao desgaste e tensão em que os materiais são expostos. E usado pela primeira vez em 1936 pelo médico Hans Selye.

O estresse é uma condição dinâmica na qual um indivíduo é confrontado com uma oportunidade, demanda ou recurso com relação a alguma coisa que ele deseja e cujo resultado é percebido simultaneamente como importante e incerto.

O estresse positivamente é uma defesa natural que nos ajuda a sobreviver. Uma das primeiras teorias do estresse, apresentada pelo fisiologista Walter Cannon em 1914, ainda antes de a palavra ser utilizada com o sentido atual, foi a chamada "teoria da luta ou fuga" (fight-or-flight). Segundo essa teoria em situações de emergência o organismo se prepara para "o que der e vier", ou seja, para lutar ou fugir, segundo o caso. Esse tipo de reação foi observado em animais e em humanos. Porém em contraparte, em intensidades muito elevadas e por longos períodos, acarreta doenças psicológicas e físicas como problemas cardiovasculares, distúrbios de depressão, ansiedade, pânico (essas e outras consequências veremos mais adiante). Ele ocorre em relação ao conjunto de obrigações, responsabilidades, pressões e incertezas que as pessoas enfrentam em seu ambiente e se confronta com a demanda e o recurso com relação a alguma coisa que ele deseja, tendo o resultado almejado importante e incerto.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com