TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança No Transito

Dissertações: Segurança No Transito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

A segurança no trânsito vem acarretando preocupações cada vez maiores, pois é possível perceber inúmeras imprudências no dia-a-dia. Os fatores que geram uma condução segura são: a condição da estrada, bem como a maneira que o condutor guia o veículo. As soluções baseiam-se no planejamento de transporte coletivo, planejamento de outros meios de locomoção, conscientização dos motoristas, pedestres e ciclistas, a modo de cumprir as leis. Para chegarmos a estes resultados, contamos com a ajuda da 5ª Companhia da Polícia Militar de Luís Eduardo Magalhães.

Palavras-chave: trânsito, automóvel, segurança, acidentes, irregularidades.

1 INTRODUÇÂO

A imprudência no trânsito brasileiro é um dos problemas que enfrentamos no dia-a-dia. Flagrar absurdos e acidentes cometidos no trânsito, por diversos fatores, já está se tornando comum.

O objetivo deste trabalho é alertar não apenas os motoristas, mas todos os usuários do trânsito, tal como passageiros, pedestres ou ciclistas, para que possam assumir uma postura defensiva ao guiar um veículo ou estar entre eles. Além disso, mostrar outras formas viáveis de outro problema, como por exemplo, planejamento de transporte coletivo e planejamento de outros meios de locomoção. Assim causando a diminuição da estatística de imprudências no trânsito.

2 SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Há cada ano são milhares as vítimas de acidentes de trânsito no Brasil e de acordo com o departamento de Direção Defensiva para Condutores de Veículos de Quatro Rodas, aproximadamente 50 mil vítimas fatais sendo que a grande parte dos sobreviventes, tornam-se inválidos.

Ao observarmos alguns históricos de acidentes podemos analisar que a maioria das vítimas dos acidentes de trânsito tem entre 16 e 35 anos. Quando analisamos as estatísticas envolvendo motos os números de acidentes crescem ainda mais pois representam aproximadamente 7% da frota brasileira de veículos, representando também 35% dos acidentes conforme o departamento de Direção Defensiva para Condutores de Veículos de Quatro Rodas.

As falhas humanas podem ser evitadas tomando-se alguns cuidados básicos como respeitar as normas de trânsito e leis de sinalização também havendo uma fiscalização, guiar um veículo somente possuir a habilitação, ou seja, nunca deixar um menor de idade conduzir um veículo, não ultrapassar a velocidade permitida, etc. Porém a maioria dos motoristas não têm consciência desta responsabilidade, o que pode representar perigo não somente a ele, mas a todos.

O uso do cinto de segurança e cadeiras de segurança para criança

O cinto de segurança é um meio eficiente para reduzir o risco de mortes e danos físicos em acidentes de automóveis, ele tem a função de impedir que o seu corpo seja projetado contra o volante, painel, pára-brisas, ou ainda para fora do carro. É importante que todos os passageiros usem o cinto de segurança, até mesmo os que estão no banco traseiro do veículo.

De acordo com Edson Andrade, o cinto de segurança foi projetado para um adulto que mede no mínimo, 1 metro e 45 centímetros, devido a isso o cinto de segurança se torna inadequado para a proteção das crianças. Sendo assim, as crianças de até 7 anos e meio só podem ser transportadas no banco traseiro do veículo e tendo como auxílio o bebê conforto de 0 à 3 anos, a cadeirinha de automóvel de 4 à 7 anos, e crianças de 7 anos até atingir a altura adequada usam um acento de elevação preso no banco traseiro.

Direção defensiva

Direção defensiva serve para evitar ou minimizar os acidentes no trânsito mesmo você não sendo o responsável pelo erro. Mas para que ocorra a direção defensiva o motorista deve estar sempre atento e pronto para fazer uma manobra arriscada. É importante lembrar que há um curso de direção defensiva quando tirar a carteira de motorista e quando for necessário fazer a renovação.

Revisão do carro

É de suma importância fazer a revisão do carro com frequência seja ele novo ou usado, sendo um meio de segurança e de prevenir acidentes.

A cada 10 mil km rodados é necessário fazer uma nova revisão, a cada inspeção o cuidado que se tem deve aumentar. Pois, com o passar do tempo mais peças vão se desgastando.

De acordo Vladimir Maluf, são avaliados as condições gerais do veículo, como por exemplo, o motor, correias, freios e equipamentos de segurança sendo efetuada a troca de óleo e do filtro.

Leis de trânsito

A palavra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com