TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Publica - Elaboração e análise de projetos

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 8

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Elaboração e Análise de Projetos

Curso: Superior de Tecnologia em Segurança Pública

Professor: Moacir Heerdt

Nome do estudante: Eliane Rocha dos Santos

Data: 23/03/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (2,0 pontos)

Leia com atenção o texto abaixo:

O crescimento explosivo da cidade de Mares do Sul e a forte migração de habitantes de outras localidades vêem contribuindo para a perda de identidade cultural do município. Trata-se de um município com aspectos turísticos, culturais e folclóricos diversificado e acentuado, o que oportuniza investir na preservação da identidade, na valorização da cultura. O gestor municipal demonstra preocupação com a necessidade de preservação, resgate, recuperação e organização da cultura popular, bem como com a vocação turística da cidade e pretende associar estes dois aspectos: cultura e turismo, possibilitando que a cidade receba mais turistas e a difusão das expressões culturais.

Para tanto há necessidade de um planejamento, melhor dizendo, a elaboração de um projeto.  Para esta elaboração torna-se importante definir o que se quer que aconteça com o projeto e a compreensão do ciclo de um projeto permite que tenhamos uma ideia sobre o que se pretende desenvolver. A partir do que você estudou defina o tipo de projeto que você proproria e o desenvolvimento em cada fase do ciclo de vida de um projeto.

Resposta: O projeto é primordial para enfatizar a importância do valor e da preservação cultural e naturais de Mares do sul.

1º Fase (concepção) – Identificar as necessidades na área já que se trata de um projeto de valorização de costumes focado na área cultura do município. Buscar os princípios com projetos de revitalização de áreas considerada históricas, analisar a situação e com isso visualizar os problemas dos costumes culturais do município e adequar para a realidade, pois depende da imagem para que os turistas tenham interesses da localidade, e estimativa dos recursos.

2º Fase (planejamento) conhecimento das medidas a ser tomada, como por exemplo, a retratação de aspectos turísticos, culturais e folclóricos que poderá ser exibida em vídeos e passeios, programação no tempo necessário, definições de cada função e em especial do gerente do projeto, utilização e programação dos recursos humanos e matérias necessários ao gerenciamento à execução do projeto e treinamentos dos envolvidos no projeto.

3º Fase (execução) A implantação do projeto com comunicação entre os membros do projeto, importância do turismo como atividade geradora de trabalho, utilização de recursos humanos e materiais dentro do que foi programada, execução de todos os procedimentos e se necessário efetuar reprogramações no projeto.

4º Fase e última (fechamento) é quando ocorre aceleração das atividades que não tenham sido concluídas e avaliações de relatórios como, por exemplo, frisar a ampliação das ações do projeto para que assim possa atender melhor os turistas, elaborar relatórios sobre o projeto e os resultados alcançados.

Questão 2 (2,0 pontos)

Utilizando-se da internet, faça uma pesquisa e aponte 10 características, habilidades, competências que um gestor de projetos precisa ter. Das 10 apresentadas, escolha 5 e discorra sobre elas. Por que as 5 escolhidas são representativas para você?

Resposta: As 10 características de um gestor de projetos.

  1. - Inspiram uma visão compartilhada da equipe;
  2. - Tem grande capacidade de comunicação;
  3. - Tem integridade;
  4. - São entusiasmados;
  5. - Mostra empatia, não simpatia;
  6. - São vistos como competentes na matéria objeto do projeto;
  7. - São bons em delegar tarefas;
  8. - Permanecem calmos sob pressão;
  9. - Promovem a formação da equipe;
  10. - Sabem como resolver problemas.

As 05 escolhidas representativa são:

  1. –Capacidade de comunicação: Importante, porque é uma oportunidade de trocar informações, ideias e experiências que são fundamentais para participação de todos. Além de ser enriquecedor, deixam as coisas com mais transparência.
  2. –Entusiasmados: Pessoas entusiasmadas estão sempre muito otimistas e enfrentam desafios e dificuldades com mais facilidade não se deixando abater e com isso transmitem confiança.
  3. –Delegar tarefas: Confiança é a base para garantir um gerenciamento eficaz de projetos quando gerentes de projeto confiam em sua equipe muitas vezes são mostrados através de quanta responsabilidade eles estão dispostos a delegar.
  4. –Permanecem calmos sob pressão: A importância de passar tranquilidade é tudo sendo que se os gestores de projetos ficarem estressados afetará também toda a equipe, ou seja, pensam antes de tomar decisões precipitadas, mostram lucidez para o domínio da tarefa.
  5. –Sabem como resolver problemas: Gerentes de projetos resolvem os problemas, só que nem sempre será possível solucionar todos, mas quando expandi esses conhecimentos os membros da equipe poderão ajudar e resolver os problemas mais complicados.  


Fonte: HTTP://stakeholdernews.com.br/artigo/gerente-de-projetos-equipe/
Autor:  Scordo, Christopher. (PMP, ITIL): é um escritor e Diretor Gerente da 
SSI Logic.Artigo publicado originalmente no site ProjectManagers.net. 2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (336 Kb)   docx (81.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com