TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança sem fio

Tese: Segurança sem fio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  Tese  •  4.755 Palavras (20 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 20

QUINTA-FEIRA, 29 DE MAIO DE 2008

Segurança em redes Wireless

Segurança é uma importante preocupação em qualquer tipo de rede, especialmente para as Wireless, onde as informações "viajam" de um lado para outro pelo ar e estão abertos para interceptação de sinal e tentativas de invasão por qualquer um com alcance para isso. Como resultado disto, a preocupação com a questão segurança, surge em qualquer discussão envolvendo implementação de redes Wireless.

Redes sem fio (wireless) abrangem uma gama enorme de tecnologias - as diferenças vão desde freqüências utilizadas, distâncias alcançadas, até protocolos envolvidos - mas a de maior popularidade é, inegavelmente, a rede Wi-Fi (sigla em inglês resultante da expressão Wireless Fidelity). Mas será que as redes Wi-Fi provêm mecanismos que garantem a segurança do usuário? E será que, existindo estes mecanismos, eles são adotados? Quais seriam as dificuldades para sua adoção? É com o objetivo de responder a estes questionamentos que iremos discorrer sobre as características, os riscos e as possibilidades de uso mais seguro de redes Wi-Fi.

Características

Este padrão de rede pode funcionar em dois modelos distintos. O primeiro e mais simples é conhecido como Ad-Hoc, no qual um usuário se comunica diretamente com outro(s). Pensado para conexões pontuais, só recentemente este modelo passou a prover mecanismos robustos de segurança, por conta do fechamento de padrões mais modernos (802.11i). Porém, estes novos padrões exigem placas também mais modernas e que ainda não são a maioria no mercado.

O outro modelo, conhecido como Infra-estrutura, necessita de um ponto de convergência, um concentrador (Access Point, em inglês), e permite maior flexibilidade dos mecanismos de autenticação, criptografia dos dados e demais aspectos de gerenciamento e segurança.

Redes sem fio utilizam freqüências de rádio. No caso de redes Wi-Fi, estas freqüências podem cobrir distâncias por volta de 500 metros, em ambientes abertos e no modelo Infra-estrutura, com clientes e um concentrador. E este é um aspecto a ser levado em consideração, pois o alcance da rede pode ser um fator de risco. Um usuário acessando em um aeroporto, por exemplo, pode ter seu tráfego capturado por um atacante posicionado em um local visualmente distante mas ainda assim suficiente para captar os sinais transmitidos.

Por conta dos vários padrões atuais de redes Wi-Fi, alguns deles não são compatíveis entre si. Notadamente, os padrões 802.11b e 802.11a usam freqüências diferentes, e uma placa de um padrão não funciona com um concentrador ou placa de outro, da mesma maneira que um rádio AM não tem recursos para sintonizar estações FM. Por outro lado, os padrões 802.11b e 802.11g compartilham a mesma freqüência. Sendo o último mais recente, possibilita maior velocidade e modelos de segurança mais robustos. Felizmente, vários fabricantes têm lançado placas que podem usar qualquer um dos três padrões, facilitando a mobilidade do usuário.

Os métodos criptográficos disponíveis atualmente são conhecidos genericamente por WEP, WPA e WPA2, listados em ordem de idade e qualidade dos algoritmos utilizados. A base do método WEP é uma senha conhecida pelos participantes da rede, quer sejam máquinas clientes conectadas diretamente ou através de um concentrador (que também deverá ter conhecimento da senha). O mesmo princípio de senha compartilhada é usado em um dos modo de operação do WPA, com a vantagem de usar mecanismos mais resistentes a ataques do que o seu antecessor WEP. Um outro modo de operação do WPA, e também do WPA2, exige uma infra-estrutura bem mais complexa, incluindo um servidor de autenticação, que pode ainda se reportar a outros servidores, como controladores de domínio, bancos de dados contendo a base de usuários

Riscos existentes em redes Wi-Fi

Como as informações neste tipo de rede trafegam pelo ar, podem ser capturadas por qualquer pessoa que tenha um equipamento compatível. Com o barateamento dos equipamentos e lançamento de placas multipadrão, a compatibilidade deixou de ser um problema.

Portanto, a primeira coisa que o usuário deve ter em mente é que qualquer tráfego não criptografado pode ser facilmente capturado. E aí entra o primeiro problema: muitas pessoas simplesmente não habilitam ou reivindicam aos respectivos administradores a implementação de métodos criptográficos. Mesmo o WEP, que é mais simples de ser quebrado (com programas apropriados), é melhor que não usar nenhuma proteção ao conteúdo do tráfego.

Ontem á noite pedi a um anjo que fosse proteger-te enquanto dormias...pouco depois voltou e perguntei-lhr porque tinha voltado, um anjo não precisa que outro o proteja, respondeu-me. Boa noite meu anjinho!

Em ambientes públicos, como aeroportos e centros de compras, é muito comum a existência de serviços de conexão à Internet via redes sem fio, conceito conhecido pelo nome de hotspot. Um dos problemas de segurança mais comuns, neste caso, está ligado à autenticação do usuário, normalmente feita por uma página Web usando o protocolo HTTP e não HTTPS, portanto sem criptografia, passível de captura e utilização posterior não autorizada.

Outro problema diz respeito à inexistência de mecanismos de criptografia no tráfego. Mesmo que no momento da autenticação seja usado o protocolo HTTPS ou similar, se não houver um método para cifrar os dados durante o uso do serviço, o usuário poderá ter sua privacidade comprometida, ainda mais se acessar informações sensíveis via correio eletrônico através de webmail ou POP3, por exemplo.

Um usuário assinante de um serviço Wi-Fi, em geral liga o computador, informa suas credenciais (normalmente usuário e senha), estabelece conexão com um concentrator e está apto a navegar. Porém, qual a garantia que este usuário tem de estar conectado por um concentrator legítimo? Com a sofisticação e barateamento dos equipamentos, forjar um concentrador passou a ser uma tarefa factível, até mesmo com equipamentos simples, como PDAs ou notebooks. Um concentrador falso pode ser montado para simplesmente coletar usuários e senhas válidos para uso posterior ou, nos casos mais sofisticados, redirecionar o tráfego para o concentrador real, mas tendo acesso ao conteúdo das informações trafegadas.

Possibilidades de ataques podem existir nos protocolos de rede, nos concentradores e também, claro, nos clientes. Um ataque direto a um cliente conectado possibilita obter dados sobre configurações de rede, incluindo senhas previamente compartilhadas pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com