TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário Int. RH

Trabalho Universitário: Seminário Int. RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho Seminário Int. RH II

Foi detectado através de uma avaliação dos gestores a necessidade de conhecer de perto o grau de interesse e anseios de cada colaborador, uma melhora no tratamento dos funcionários.

Pois a natura está investindo alto e pesado para mudar uma visão de que os colaboradores são peças e que podem ser substituídas a qualquer hora.

Como fazer?

Fazer um levantamento dos custos dos cursos, palestras e avaliações.

Executar um plano para atacar as maiores deficiências dos gestores. Com cursos, palestras e avaliações, com o RH observando e corrigindo as falhas de imediato.

Após este levantamento apresentar para a Diretoria os benefícios que irão trazer para a empresa e o que foi detectado através da avaliação os pontos fortes e os que precisam ser desenvolvidos.

Com os cursos estaremos resgatando a motivação, e a satisfação dos funcionários, mas principalmente porque são elementos influenciadores da produtividade e consequentemente do lucro, o gestor tem como meta diária manter a motivação dos liderados, estratégia que possibilita os objetivos e as mudanças institucionais sejam atingidas, pois estes resultados dependem integralmente da equipe.

O gestor que visa obter uma liderança de sucesso, precisa conhecer de perto as necessidades, o grau de interesse o anseio de cada colaborador apesar de a motivação ser individual é utilizada apenas uma receita para motivar todo o grupo, partindo desse pressuposto compreendesse a importância do gestor para obtenção de êxito neste processo. A boa liderança requer também uma boa equipe.

O gestor dentro de uma organização não é apenas um líder, é sobre tudo um mediador da atuação, participação e envolvimento, buscando ser referencia através da cumplicidade da delegação de tarefas. O líder direciona as ações, confiante no potencial dos seus colaboradores, para exercer com qualidade este papel é de fundamental importância que o gestor traga consigo algumas virtudes como: iniciativa, determinação, prol atividade, o hábito de saber ouvir e de estar aberto para sugestões.

O gestor é o responsável em criar um ambiente propício para que sejam realizados os objetivos da empresa, cabe a ele enxergar e projetar ações juntamente com seus colaboradores. Um líder motivador sabe que o respeito não se garante pela imposição mais sim pelo reconhecimento de seu grupo, que seguem suas sugestões não por submissão, mais sim por acreditarem nos seus propósitos e por confiarem na sua visão.

O bom líder deve ser parte da equipe, parceiro, deve dividir as tarefas e ser cúmplice do seu time, desta forma o grupo de maneira natural vai tornando-se homogêneo.

O gestor que consegue liderar e manter uma satisfatória relação com seus colaboradores, apenas define as metas, incentiva e orienta a equipe, administra os conflitos, pois divergências são inevitáveis, afinal uma equipe é formada por pessoas de diferentes ideologias, e aos colaboradores fica a função de contribuir para o alcance das metas propostas, identificar problemas, apontar soluções e melhorias, compete também permitir uma avaliação sobre seu trabalho e sua postura, seus pontos positivos e seus pontos que necessitam ser aperfeiçoados.

As pessoas constituem o principal ativo de uma organização, por isso as organizações precisam estar conscientes e atentas com seus colaboradores.

As empresas bem sucedidas estão percebendo que apenas podem crescer, prosperar e manter sua continuidade se forem capazes de otimizar o retorno sobre os investimentos com seus colaboradores, pois eles podem aumentar ou reduzir as forças e fraquezas dependendo da maneira como são tratadas, podendo ser a fonte de sucesso como também a fonte de problemas.

O treinamento pode ser considerado como meio para alavancar um desempenho no cargo. É através do treinamento que a pessoa é preparada para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que deve ocupar. Também considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais e se tornarem mais valiosos.

A maioria das organizações encaram o treinamento como uma despesa, mas uma empresa com a visão de futuro como a Natura deve ver como um investimento precioso que trás benefícios tanto às pessoas quanto a organização.

É um processo pelo qual a pessoa é preparada para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que deve ocupar e também desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, cabe aos gestores avaliarem suas equipes e buscarem também com reuniões, cursos e palestras difundirem seus conhecimentos e mantém uma equipe homogênea e motivada.

Constatamos através do levantamento a importância do gestor dentro da empresa, para administrar de forma ética os diversos tipos de situação que ocorrem dentro do âmbito organizacional, pois competi ao mesmo a função de manter-se atento sobre as necessidades de cada funcionário que compõe a sua equipe de trabalho, identificar as insatisfações com profissionalismo, propor soluções são aspectos que favorecem a relação gestor/colaborador.

Conclui-se que para obter colaboradores motivados dispostos a contribuir e exercer suas atividades de maneira efetiva é necessário ter como linha de frente um gestor capacitado, pois estes trabalham sobre forte pressão, com prazos e metas, um gestor insatisfeito ou mal qualificado para o desempenho da sua atividade desestrutura toda equipe e coloca uma empresa a baixo.

O líder motivador, antes de tudo é aquele que trabalha motivado que acredita na proposta da empresa que atua e no potencial dos seus colaboradores.

Na fábrica do futuro os funcionários não serão encarados como membros de uma comunidade com valores e rituais em comum.Para que isso seja possível é necessário que haja um treinamento com os gestores da empresa, mais antes de qualquer coisa eles tem que conhecer a si mesmo fazendo uma auto análise do que são ou que serão daqui algum tempo e aí então conhecer sua equipe, quais motivações , expectativas e sonhos de cada um.

Levando em consideração que todo ser humano é falho, devemos sempre estar em busca do melhor.

Com os gestores não é diferente, apesar de serem preparados para o cargo há sempre algo a ser melhorado. Os líderes do mundo globalizado e atual veem seus colaboradores como capital intelectual humano e não apenas capital financeiro, é necessário que haja reconhecimento do valor de cada um, pois as pessoas não querem ser apenas peças ou meios de produção , elas sentir que fazem parte de um mundo e que a valorização humana está acima de tudo.

Apesar das empresas serem capitalistas, elas devem estar atentas às mudanças do mercado, as empresas modernas estão voltadas à valorização e bem estar de seus funcionários. As empresas que estiverem voltadas para esse princípio, terá vantagem competitiva no mercado.

...

Baixar como  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »