TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semiótica

Pesquisas Acadêmicas: Semiótica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  2.832 Palavras (12 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 12

A Semiótica

«A semiótica é um saber muito antigo, que estuda os modos como o homem significa o que o rodeia..»

A Semiótica é uma ciência relativamente nova. Estuda os Signos e como se relacionam. Tem diversas aplicações, uma das quais é servir como ferramenta para o estudo de Comunicação e de Linguística.

Teve suas bases lançadas entre o final do século XIX e o início do século XX. Os princípios fundamentais foram estabelecidos por dois cientistas: o americano Charles S. Peirce e o suíço Ferdinand de Saussure. O trabalho de Peirce tem uma forte tonalidade filosófica. Saussure aborda mais a Linguística. Um jamais conheceu o trabalho do outro. Nenhum dos dois publicou suas teorias de forma completa em vida. Atualmente existe um grande esforço para formalizar, completar e desenvolver essas teorias.

Dada a sua natureza, a Semiótica é muito útil no estudo de qualquer fenônemo relacionado à transmissão e retenção de informação: a Linguagem, as Artes, a própria Comunicação.

Acreditamos que a Semiotica tem uma grande aplicação prática no desenvolvimento de sistemas pois lança uma nova maneira de abordar problemas complexos, e muitos de nossos produtos são baseados em componentes construídos a partir dos conceitos dessa ciência.

Signos: Resumidamente, um signo relaciona três elementos- segundo Peirce. É composto por:

um Objeto (que pode ser um fato); um Interpretante (que pode ser a interpretação que alguém venha a fazer do fato - não confundir com "intérprete"); e um Representâmen, que é o corpo do Signo em si. Assim, no Signo há uma relação tripla entre Objeto, Interpretante e Representâmen. A palavra "computador" é um Signo:

o seu Objeto pode ser um computador qualquer; o Interpretante, para você- é o computador que vem à sua cabeça ao ler a palavra; e o Representâmen é a própria palavra "computador". Na prática, o Representâmen é o veículo da informação. É fácil perceber que quaisquer informações dentro de um computador são Representâmens: imagens, figuras, sons que representam algum objeto do mundo real (e tão perfeitamente que chega-se a falar em realidade virtual!).

Um fato interessante é que a teoria de Peirce não limita o estudo da lógica às relações

linguísticas. Assim, para Peirce, a frase:

"A fita de Moebius é o logotipo da SemioticSystems"

e a imagem

A Semiótica (do grego semeiotiké ou "a arte dos sinais"), é a ciência geral dos signos e da semiose, que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significação. Ocupa-se do estudo do processo de significação ou representação, na natureza e na cultura, do conceito ou da idéia. Em oposição à lingüística, que se restringe ao estudo dos signos lingüísticos, ou seja, do sistema sígnico da linguagem verbal, esta ciência tem por objeto qualquer sistema sígnico- artes visuais, música, fotografia, cinema, culinária, vestuário, gestos, religião, ciência, etc A semiótica tem, assim, a sua origem na mesma época que a filosofia e disciplinas afectas. Da Grécia até os nossos dias tem vindo a desenvolver-se continuamente. Porém, só mais tarde, há cerca de dois ou três séculos, é que se começaram a manifestar aqueles que seriam apelidados pais da semiótica (ou semiologia).

Os problemas concernentes à semiótica podem retroceder a pensadores como Platão e Santo Agostinho, por exemplo. Entretanto, somente no início do século XX com os trabalhos paralelos de Ferdinand de Saussure e C. S. Peirce, começa a adquirir autonomia e o status de ciência.

Definição ASemiótica (dogregosemeiotiké ou "a arte dos sinais") é a ciência geral dos signos e dasemiose que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significação. Ocupa-se do estudo do processo de significação ou representação, na natureza e na cultura, doconceito ou daidéia. Mais abrangente que a linguística, a qual se restringe ao estudo dos signos lingüísticos, ou seja, do sistema sígnico da linguagem verbal, esta ciência tem por objeto qualquer sistema sígnicoArtes visuais,Música,Fotografia,Cinema,Culinária,Vestuário,Gestos,Religião, Ciência, etc. Origens

É importante dizer que o saber é constituído por uma dupla face. A face semiológica ou semiótica (relativa ao significante) e a epistemológica (referente ao significado das palavras).

A semiótica tem, assim, a sua origem na mesma época que a filosofia e disciplinas afectas. DaGrécia até os nossos dias tem vindo a desenvolver-se continuamente. Porém, posteriormente, há cerca de dois ou três séculos, é que se começaram a manifestar aqueles que seriam apelidados pais da semiótica (ou semiologia).

Os problemas concernentes à semiótica podem retroceder a pensadores como Platão e Santo Agostinho, por exemplo. Entretanto, somente no início doséculo XX com os trabalhos paralelos de Ferdinand de Saussure e C. S. Peirce, a semiótica começa a adquirir autonomia e o status de ciência. Principais autores de referência PEIRCE, Charles Sanders.Estudos coligidos. Tradução: A. M. D'Oliveira. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

Charles Sanders Peirce

Do ponto de vista cronológico, a primeira personalidade a citar éCharles Sanders Peirce (1839-1914). Para ele, o Homem significa tudo que o cerca numa concepçao triádica (firstness,secondness ethirdness), e é nestes pilares que toda a sua teoria se baseia. Num artigo intitulado “Sobre uma nova lista de categorias”, Pierce, em 14 de maio de 1867, descreveu suas três categorias universais de toda a experiência e pensamento. Considerando tudo aquilo que se força sobre nós, impondo-se ao nosso reconhecimento, e não confundindo pensamento com pensamento racional. Pierce concluiu que tudo o que parece a consciência, assim o faz numa gradação de três propriedades que correspondem aos três elementos formais de toda e qualquer experiência. Essas categorias foram denominadas:

 Qualidade;

 Relação;

 Representação.

Algum tempo depois, o termoRelação foi substituído porReação e o termo Representação recebeu a denominação mais ampla deMediação. Para fins científicos, Pierce preferiu fixar-se na terminologia de Primeiridade, Segundidade e Terceiridade.

Primeiridade- a qualidade da consciência imediata é uma impressão (sentimento)in

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com