TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Exames: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Neste trabalho relataremos com clareza os conflitos sociais que são caracterizados por manifestações de oposição dos diferentes grupos presentes em uma sociedade, podendo ser o carro chefe das principais mudanças nas dinâmicas sociais dos mesmos.

A psicologia, aliada ao Serviço Social, soluciona, em parte, os conflitos existentes em uma sociedade, pois a partir de uma ação profissional diretamente relacionada às políticas públicas sociais, intervém na sociedade através da modelação do comportamento humano. Baseando-se no filme Tropa de Elite, relatando suas culturas, conflitos, manifestações e grupos sociais podem influenciar na vida dos indivíduos e de uma sociedade. Existe um conflito social entre a Polícia e o tráfico de drogas, assim como a escolha profissional e a familiar necessitando da intermediação da Psicologia e o Serviço Social para resolução desses conflitos.

Cultura e Manifestações Culturais:

Cultura são os valores que guiam o nosso comportamento social, está sempre em evolução, desenvolvimento e processo de mudança.A cultura é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social. Entender como estes valores se internalizaram em nós e como eles conduzem nossas emoções e a avaliação do outro, é um grande desafio.

O filme Tropa de Elite mostrou uma realidade dura que sabemos que existe, porém a evitamos por ser tão cruel, possui cenas intensas e críticas entrelaçando ficção com realidade e gerando muita violência.Tropa de Elite expõe manifestações culturais objetivando aproximar ao máximo as cenas com a realidade, o filme mostrou o cotidiano da periferia (pobreza extrema e violência), mostra a guerra urbana apresentada pelo BOPE, cuja preparação é para a guerra e pelos estudantes que fazem um trabalho em ONGs e reclamam da ação dos policiais e ao mesmo tempo usam e traficam drogas, favorecendo também a violência.

O filme denuncia policiais corruptos, que usam da tortura para abordar tanto os criminosos quanto a população pobre das favelas, criticam a classe média e ainda nos mostra cenas de miséria no submundo social da metrópole, onde existe a crueldade e a marginalidade é explícita. Essas manifestações culturais, assim como, gírias, rituais, roupas, bordões, criaram uma identificação do filme com o telespectador, pois imitaram copiosamente a vida real.

A mídia também tentou passar uma imagem de herói a esses policiais que usavam e abusavam da sua força, foram mostradas manifestações de protestos, como aquele em que algumas pessoas pediam paz com velas e roupas brancas. Observamos também manifestações culturais como bailes funks e auxílio em deveres escolares das crianças realizados por voluntários das ONGs.

Assistente Social e os Conflitos Sociais

Os Conflitos sociais encontrados no filme Tropa de Elite foram a violência e a corrupção. O sistema é a corrupção! Seja a polícia militar, o usuário de drogas, a polícia, a mídia, os governantes, o caos é a própria corrupção. Esta perspectiva nega o conflito entre classes sociais: os que trabalham e são explorados cotidianamente nos seus direitos sociais, e os que exploram o trabalho destes, os ricos. Precisamos de um capitalismo ético, de uma polícia justa, bem intencionada que tenha carta branca para matar, o Bope.

Tendo como eixo a ascensão das milícias na sua relação entre policia e políticos, num “sistema” em que Estado e a grande mídia retroalimentam a desgraça social urbana. A crítica se aprofunda, na medida em que ao debater o que é este “sistema”, mostra escancaradamente algumas das contradições sociais que promovem a violência urbana.

Atualmente, o Serviço Social orienta a individualização da proteção legal, compreendida como assistência educativa adaptada aos problemas individuais.

Muitos conflitos podem ser solucionados e evitados através de uma simples orientação e o Serviço Social tem como objetivo principal levar ao individuo o conhecimento de seus direitos e seus deveres. O Serviço Social tende ser um método preventivo e mediador dos conflitos sociais, pois ele busca levar para a sociedade informações de como evitar certos conflitos seja ele familiar, sociais, culturais e etc.

A Psicologia e o Serviço Social caminha sempre juntos na resolução dos conflitos sociais nos seus mais variados casos e para cada caso aplica-se um atendimento diferenciado, tendo que acionar a psicologia para desvendar, pois ambas as situações de estudo procura a ajudar o indivíduo a mudar suas ações, aceitando o que não pode mudar e ir à procura daquilo que realmente pode mudar.

O assistente social atua em conjunto formando uma equipe auxiliar, e suas funções. A psicologia é uma grande aliada do assistente social para combater e solucionar os nossos conflitos sociais de cada dia. A psicologia pode auxiliar em conflitos sociais, porque o psicólogo começa com tratamento individual, estimulando o individuo a aceitar mais a realidade. Daí os conflitos sociais quem vai resolver é ele mesmo. Por que tanto a Psicologia como o Serviço Social serve para iluminar o individuo e modificar suas ações e o individuo e a base de uma sociedade.

O BOPE como grupo:

De acordo com as ideias do texto, por que podemos avaliar que os policiais do BOPE retratado no filme podem ser considerados como um grupo?

O BOPE é uma Unidade que busca em todas as missões superar-se, pois conta com homens voluntários dedicados, tecnicamente preparados com propósito de bem servir no objetivo de solucionar problemas que policiais comuns não conseguem.

Analisando o grupo de policiais do BOPE retratado no filme Tropa de Elite, os seus policiais trabalham em grupo, pois tem uma estrutura de vínculos e relações entre pessoas que canaliza em cada circunstância suas necessidades individuais ou coletivas onde seus integrantes interagem entre si compartilhando as normas e objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com