TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Artigo: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto Visando a Melhoria da Qualidade de Vida dos Idosos

Tema: Sou Idoso Mas Ainda Tenho Muito Que Aproveitar!

Área Temática Principal: Educação e Saúde

Autor: Bolivar da Rosa Motta

Equipe Executora: Aluno Docente de Fisioterapia Bolivar da Rosa Motta e Funcionários das Unidades de Saúde nas Áreas Afins

Orientadora: Professora Themis Moreira Leal de Carvalho

Instituição: Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)

Local de Realização: Unidades de Saúde (Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde, PSF) no Município de Cruz Alta

Público - Alvo: Idosos

Introdução:

No Brasil, a transição demográfica é incontestável. Até o ano 2025, possivelmente ocuparemos o sexto lugar da população de idosos do planeta com 31,8 milhões de indivíduos com 60 anos ou mais. Porém, estamos longe de atingirmos o envelhecimento bem sucedido.

O envelhecimento populacional brasileiro caracteriza-se pelo acúmulo de incapacidades progressivas nas suas atividades funcionais e de vida diária, associada a condições socioeconômicas a diversas. A mortalidade é substituída por com morbidades e a manutenção da capacidade funcional surge, portanto, como um novo paradigma de saúde, relevante para o idoso. O acelerado ritmo de envelhecimento no Brasil cria novos desafios para a Sociedade Brasileira Contemporânea, onde esse processo ocorre num cenário de profundas transformações sociais, urbanas, industriais e familiares.

A família encontra grandes dificuldades para o desempenho das funções tradicionais a ela atribuídas, de educadora das crianças e cuidadora dos mais velhos. Se as unidades de saúde para idosos, conhecidas como postos de saúde onde contém o programa de saúde familiar (PSF) e grupos para a terceira idade, se destinavam à velhice desvalida, hoje, na sociedade marcada pelo envelhecimento, passam a ter uma nova missão: cuidar de idosos necessitados de uma assistência multiprofissional, em face da problemática vida a sós ou com a família. Com o crescimento dessa população idosa e dependente de cuidados, as unidades de saúde destinadas a prestar assistência a essa população se tornam cada vez mais necessárias. A busca de novos modelos de unidades de saúde que propiciem cuidados específicos aos idosos, que preservem e promovam os direitos fundamentais do idoso como ser humano deve ser incentivado. Essa busca muitas vezes proporciona a aproximação entre a comunidade e a universidade e vice-versa.

Os idosos podem apresentar vários perfis diferenciados, desde sedentarismo, carência afetiva, perda de autonomia causada por incapacidades físicas e mentais, ausência de familiares para ajudar no auto cuidado e insuficiência de suporte financeiro e outros fatores relacionado como doenças decorrentes ao fator idade, estilo de vida e outros... Estes fatores podem contribuir para a grande prevalência de limitações físicas e com morbidades refletindo em sua independência e autonomia. O novo paradigma de saúde do idoso brasileiro é como manter a sua capacidade funcional mantendo-o independente e preservando a sua autonomia.

O idoso e a (s) unidade (s) de saúde que o auxilia, geralmente, não conseguem arcar sozinhos com a complexidade e as dificuldades da senescência e/ou senilidade. Como se pode ver, o prolongamento da vida não é uma atitude isolada.

Profissionais que trabalham com o processo do envelhecimento nas mais diversas áreas de saber (fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e outros), tentam proporcionar, em todos os níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário), o bem estar bio - psico - social dos idosos, potencializando suas funções globais, a fim de obter uma maior independência, autonomia e uma melhor qualidade para essa fase de vida.

Para se alcançar esta abordagem holística do idoso, foi elaborado o Projeto: Melhoria da Qualidade de Vida dos Idosos, tendo, como temática principal, Sou Idoso Mas Ainda Tenho Muito Que Aproveitar contendo em si a manutenção da capacidade funcional global que é, em essência, uma atividade multiprofissional.

Esse projeto é composto por quatro programas: Atividades Educativascom Idoso, Assistência Fisioterápica aos Idosos, Assistência Multiprofissional aos Idosos, Oficina de Extensão da Terceira Idade: Desenvolvimento de Tecnologias na área deGerontologia. As atividades são realizadas nas áreas de fisioterapia e áreas da saúde afins que as unidades de saúde possuam.

Objetivo geral:

Realizar ações de saúde sob o ponto de vista multiprofissional nos três níveis de atenção a saúde (primário, secundário e terciário), junto aos idosos contribuindo para sua melhoria da qualidade de vida; proporcionar aos alunos da graduação a oportunidade de trabalhar em equipe e prestar assistência aos idosos; contribuir e construir com a instituição de longa permanência, através de embasamento técnico-científico, novas formas de cuidado ao idoso e, dessa forma, expressar melhor a sua missão.

Objetivos específicos:

Desenvolver projetos acadêmicos de estudo, na graduação, sobre o processo de envelhecimento; realizar eventos científicos e incentivar os alunos a apresentar as atividades desenvolvidas em cada projeto em eventos regionais e nacionais; melhorar a integração e articulação entre projetos vinculados ao programa; desenvolver novas atividades de ações educativas para os idosos; desenvolver ações voltadas para prevenção de doenças, buscando a melhoria da qualidade de vida; realizar cursos informativos e de treinamento para dirigentes e funcionários da instituição; favorecer a criação de disciplinas optativas na área de envelhecimento; estimular a participação dos estudantes no programa, assim com voluntários com vistas à flexibilização curricular; desenvolver equipamentos e dispositivos mecânicos de baixo custo que possibilitem a independência e autonomia dos idosos e, assim, possibilitem uma melhor qualidade de vida desta população. Ações preventivas, assistenciais e educativas são desenvolvidas pelos projetos que integram o programa.

Metodologia:

O programa de Melhoria da Qualidade de Vida de Idosos envolve atividades assistenciais e educativas nas áreas fisioterapia e áreas de saúde afins. As ações assistenciais são desenvolvidas através de exames médicos multidimensionais e prescrição do tratamento geriátrico adequado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com