TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Monografias: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Boa noite. Está no ar a televisão do Brasil

Em 20 de janeiro de 1951, estreia no Rio de Janeiro a TV Tupi, primeira emissora brasileira e também a primeira emissora de televisão da América do Sul.

Após a benção de Dom Paulo Rolim e discurso solene do empresário Assis Chateaubriand, e uma hora de atraso, começa o show chamado “TV Taba” tendo como técnico responsável era o norte-americano Walter Obermiller e o Cassiano Gabus Mendes o auxiliar artístico. A primeira a aparecer na tela foi a atriz Yara Lins, que vestida de índio (símbolo da TV Tupi), diz a celebre frase ”Boa Noite, está no ar a televisão do Brasil”, inaugurando assim a televisão no Brasil.

A rede Tupi reinou absoluta ao longo de muitos anos. Para fazer sua ideia decolar, Chateaubriand trouxe dos EUA 200 aparelhos de TV e os espalhou pela cidade, onde quem passava pela rua era “hipnotizado” pelas imagens e sons do mais novo invento a desembarcar em terras tupiniquins.

A televisão revolucionou o mundo, influenciou comportamentos, marcou décadas e hoje é o meio de comunicação com maior penetração e importância no mundo, mesmo depois da popularização da Internet. No Brasil, a televisão virou um fenômeno desde que a primeira transmissão foi feita no ano de 1950. No ano de 2008, de acordo com o IBOPE, 93% das residências do país possuem aparelho de televisão, já o número de casas com Internet não passava de 23% da população.

A televisão dita regras, lança tendências e é a queridinha da sua casa há mais de 80 anos.

É inegável a influência da televisão no comportamento das pessoas, quem nunca se pegou falando algum jargão do tipo “é brinquedo não”, “é mara”, “to pagando”, depois de ter visto na televisão. Há quem diga que a televisão é uma arma ideológica, que se presta como mais um instrumento de alienação. Isso pode até ser verdade, mas também é indiscutível sua importância no desenvolvimento da sociedade e compartilhamento de informações.

WWW.infoescola.com>Sociedade>Comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com