TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Dissertações: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  2.150 Palavras (9 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................4

3 CONCLUSÃO............................................................................................................8

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................9

REFRÊNCIAS............................................................................................................10

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho procuro fazer um breve relato sobre o acesso e consumo de internet banda larga das famílias brasileiras.

O acesso á internet, a inclusão digital, tem sido um fenômeno de grande expansão nesses últimos anos, com o crescimento da classe C a inclusão digital vem sendo um aliado na vida dessas pessoas. Algumas escolas também tem dado a sua colaboração para ao inclusão digital,hoje varias escolas tem em seu currículo escolar aulas de informática,facilitando desde cedo o conhecimento.

Atualmente pode-se notar que os aparelhos tecnológicos vêm se tornando na vida dos brasileiros, os computadores cada vez mais sofisticados passaram a ter mais importância na sociedade tornando assim um canal com o resto do mundo e é quase impossível imaginar alguém nos dias de hoje que não necessite de um computador.

O que vem acontecendo é uma grande revolução, o acesso a internet em banda larga nos últimos tempos é vista como essencial, pois a mesma traz muitos benefícios para a sociedade como um todo, por meio das informações.

No mundo contemporâneo onde a informação e o conhecimento são essenciais o investimento de acesso a internet banda larga é vista como fundamental para o desenvolvimento das nações.

Com a ascensão das redes sociais, a facilidade de compra pela internet, e os diversos meios para se encontrar informação e educação para a família inteira. Não se pode negar que o acesso à internet e a inclusão digital vem ganhando cada vez mais espaço nas casas do nosso país.

DESENVOLVIMENTO

Foi o tempo em que saber ler e escrever era o suficiente para ter acesso ao conhecimento e ao mercado de trabalho, agora além de ler, escrever e fazer cálculos básicos é preciso saber usar o computador e a internet. Sem esse conhecimento o individuo será excluído das oportunidades de inserção produtiva na sociedade. É uma nova forma de exclusão, que o governo quer combater com o Plano Nacional de Banda Larga, que levara conexão á internet a escolas, bibliotecas e órgãos públicos de todo País. A meta é aumentar o numero de usuários da internet no Brasil dos atuais 54 milhões para 90 milhões. O governo já vinha atuando nessa área desde 2005, quando criou o Programa de Inclusão Digital, no qual já investiu mais de R$500 milhões distribuídos em 20 projetos entre os ministérios das comunicações, Educação, Ciências e Tecnologias e Planejamento, Orçamento e Gestão, e também em empresas publicas e privadas e organizações não governamentais. Iniciando em 2004, buscando proporcionar á inserção dos brasileiros mais pobres na sociedade da informação por meio da criação de locais públicos com acesso livre e gratuito á população.

A primeira pesquisa realizada pela Onid com os usuários dos tele-centros entre Julho e Agosto de 2008 apontou a pesquisa escolar (92,6%) e e-mail (90,8%) como as demandas mais freqüentes, seguida por noticias (74,6%), sites de relacionamentos (72,9%), comunicações instantâneas (72,1%), como Messenger, e multimídia (56,9%). Os serviços menos procurados são jogos, salas de bate-papo, álbuns de fotos, blogs, busca de empregos, e e-gov. Alguns desses serviços são restringidos pela administração dos tele-centros, revela a pesquisa.

O brasileiro está entre os que mais usam a internet em casa, isso mostra o potencial que a sociedade em rede tem a oferecer em relação ao desenvolvimento do nosso país, mesmo o índice de penetração domiciliar de microcom- putadores sendo relativamente baixo- de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O acesso a internet em alta velocidade vem acompanhando essa “economia do conhecimento” tornando-se assim mais interessante e prometedora, porem não são somente esses fatores que contribuem, os benefícios alcançados são muitos, para os usuários, pois permite um acesso veloz e contínuo, facilita a comunicação, a troca de informações mais seguras, benefícios na economia, a banda larga vem para estimular a inovação sendo assim induz também o crescimento econômico favorecendo os investimentos estrangeiros e por fim o retorno de todo o investimento que foi feito,a internet atrai muitos usuários e com eles cresce também a perspectiva de novos serviços ajudando a recuperar os recursos que foram investidos.

Como consequência o crescimento da união de novos serviços, está ligado diretamente à alta velocidade da conexão, por outro lado o efeito de tanta tecnologia favorece certo impacto econômico que tem sido fonte de estudos e análises mais aprofundadas, pois é uma infraestrutura recente e que sofre continuadamente evoluções e mudanças. Dentre as tecnologias a internet fica em segundo lugar em crescimento, perdendo apenas para os aparelhos celulares e em meio a tantas mudanças a sociedade vem acompanhando de forma que a mídia tem uma grande contribuição para que isso ocorra e a globalização é também responsável que imprimem desenvolvimento nas sociedades, com isso a sociedade se torna menos exclusiva, participa mais dos acontecimentos, consequentemente mais competitiva.

As pessoas vêm evoluindo com uma ótima aceitação a essa nova fase do mundo moderno, a facilidade de conexão deixaram e ainda irá deixar as novas gerações que ainda estão por vim, maravilhados e empolgados. É difícil de ver hoje cartas escritas a mão, carteiros entregando correspondências em nossas residências, a tecnologia fala mais alto agora via email e internet, e a sociedade só tem a agradecer o avanço espetacular da tecnologia.

Observamos por fim que ao logo dos anos o ser humano sempre foi e é acompanhado pelo conhecimento ou está sempre em busca do mesmo, o que temos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com