TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Artigos Científicos: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

GÊNERO TEXTUAL NO ENSINO DA LEITURA

Considerando os Gêneros Textuais no Ensino da Leitura e da Produção de Texto, a utilização serve para reflexão de sua funcionalidade e também para mostrar caminhos de ensino de usos da língua portuguesa também podendo ser utilizado como instrumento no processo de apropriação social do conhecimento, sendo, portanto, uma ferramenta cultural na atividade humana.

“Os Gêneros são organizados e selecionados por meio de uma proposta de agrupamentos de gêneros, elaborada a partir das capacidades de linguagem requerida para a produção dos mesmos (narrar, expor, relatar, argumentar, descrever ações) (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004)”.

Por meio do Gênero Textual, se produz na forma oral ou escrita, recordar, informar, pedir, reclamar, dar instruções, noticiar, estudar, explicar, ensinar, narrar fatos e acontecimentos, isso implica em oferecer uma produção textual significativa, no sentido de criar dinâmicas que permitem compartilhar significados e dar sentidos as diversas linguagens.

O GÊNERO COM MEIO DE ARTICULAÇÃO ENTRE AS ÁREAS DE CONHECIMENTO

Considerando o que foi acima descrito, percebe-se a necessidade de um ensino de língua de acordo com o contexto no qual estão inseridos os indivíduos presentes no processo ensino-aprendizagem.

Ao inserir a diversidade de gênero na prática, as pessoas entram em contato com diferentes áreas de conhecimento, para que reconheça as particularidades do maior número possível deles e possa preparar-se para usá-los de modo competente em diversos espaços sociais quando se é necessário à produção de textos em situações originais. Essa aproximação proporciona condições para se compreender os diferentes gêneros textuais, apropriando-se de suas peculiaridades, o que facilita o domínio que deverá ter sobre eles. Trabalhar com diferentes gêneros textuais permite a articulação das atividades entre as áreas de conhecimento contribuindo para o aprendizado significativo de prática de leitura, produção e compreensão.

Ao incorporar práticas de leitura e compreensão de textos encontram-se diversos desafios e ao tomar os gêneros como ferramenta de reflexão deve-se tomar cuidado para não cair num modismo, mas estar consciente do objetivo a ser atingido.

Além, disso, não se pode ignorar que, por mais que se resgate o contexto e a intenção comunicativa de uso de gênero, este, ao ser inserido na prática, passa a ser um instrumento de estudo para construção de objetivos diversos.

Diante de tudo isso, observa-se que o trabalho com o gênero pode contribuir para a apropriação por partes das formas de dizer que circulam socialmente.

Possuir um domínio maior dessas formas pode assegurar um pouco mais um exercício mais pleno de cidadania, objetivo maior que quase todos os programas curriculares, mas que, infelizmente, fica no nível da intenção, visto que na prática ainda é algo, muitas vezes, inatingível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com