TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Trabalho Escolar: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇAO

Este trabalho objetiva esclarecer a importância do Serviço Social nos dias de hoje perante a sociedade, enfatizando a visão do profissional, sua ação e suas concepções em bases teóricas que vem destacar essa importante profissão. Identificando o contexto geral das práticas assistenciais, tendo como base o perfil pedagógico da ajuda ligado às ações do serviço social, a pedagogia da participação e pratica do assistente social.

Palavra-chave: Assistente Social, Ação Social

A IMPORTANCIA DO SERVIÇO SOCIAL

Atualmente o assistente social possui um perfil baseado nas experiências que outros profissionais das áreas obtiveram ao longo do tempo. Hoje, o assistente social trabalha levando em consideração a demanda que a sociedade precisa e a necessidade de responder às exigências e às contradições sociais. Mas no passado, nem sempre foi assim, o Serviço Social era completamente dominado pela doutrina social da Igreja Católica, cujas bases possuíam uma forte ligação o monopólio, absorvendo os princípios filantrópicos. A ação social é orientada como resposta às necessidades sociais, materiais ou espirituais,tendo como abordagem profissional uma dimensão de trabalho concreto e útil. Dividindo na medida em que a satisfação as necessidades sociais se tornam pedidas pelo mercado, pela produção, troca e consumo comerciais. O assistente social como um trabalhador qualquer, assalariado, vende sua especialização aos empregadores.

Ação social é um comportamento onde sua origem depende da reação ou da expectativa de várias partes envolvidas, sendo indivíduos ou grupos, próximos ou distantes, conhecidos ou desconhecidos valorizando a realização de ações. A burocracia é o elemento que determina sobre o trabalho realizado no âmbito do aparelho do Estado. As transformações dos espaços ocupados pelo Assistente Social, as estratégias usadas para responder às demandas e questões sociais. São feitas ações em prol de pessoas que necessitam de algum tipo de ajuda, fazendo com que se sintam útil em poder amenizar o problema de alguém, podendo gerar sentimentos de gratidão e satisfação por ajudar aquele que, que talvez não tem ou não teve a mesma sorte que ele, doando seu tempo e esforços para um bem maior, percebendo então que talvez o problema não seja tão grande quanto parecem e nem impossíveis de serem resolvidos. O Assistente Social dispõe de estratégias e poder para trabalhar com o sujeito presente e trabalha a relação e não a pena de obtenção, pois fortalece as relações políticas, as relações econômicas, culturais e afetivas, podendo colaborar com a visão do problema da instituição para com sujeito, transformando-a em relações aceitas da instituição para com a sociedade.

A importância desse processo evidencia o foco do Serviço Social e legitima profissionalmente como um dos recursos mobilizados pelo Estado e pelo empresariado, com manipulação dos trabalhadores e da sua vinculação aos interesses sociais. Partiu-se então, a necessidade do Serviço Social a de articular a teoria e a prática através de suas próprias metodologias, com o objetivo de luta para a regulação da Questão Social, e de intensidade com suas manifestações no cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com