TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Exames: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Concepção Pedagógica de Ensino

Por meio da consulta ao projeto político pedagógico da unidade escolar foi possível observar que a instituição apresenta as seguintes concepções:

Educação: Meio que possibilita a compreensão da realidade histórico social a e explicita o papel do sujeito transformador da realidade.

A concepção de criança: uma noção historicamente construída e consequentemente vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma homogênea nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época.

O papel do professor: um aprendiz, refletindo constantemente sobre sua prática, debatendo com seus pares, dialogando com as famílias e a comunidade e buscando informações necessárias para o trabalho que desenvolve. Além ser mediador da relação dos alunos com os objetos do conhecimento, propondo situações que facilitem estas apropriações: Homem - É um ser biológico, social, cultural, simbólico e histórico.

Papel social da escola - Socializadora dos conhecimentos e saberes, provendo meios para que os alunos não apenas assimilem o saber, mas que percebam o seu processo de produção e possíveis transformações. Através das observações realizadas foi possível notar as seguintes concepções na praticas da professora: Educação Infantil: Parte da educação escolar que deve oferecer às crianças condições para as aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras e também por meio de conhecimentos ou situações pedagógicas intencionais e sistematizadas orientadas pelos adultos. . A educação infantil também é vista como espaço de socialização e convivência, que também assegura cuidados com higiene e alimentação. Criança: Indivíduos com características próprias de natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio que deve ser respeitado e levado em consideração.

Descrição e análise reflexiva das atividades de Estágio

As observações e interações foram realizadas de 25/09/2013 á 01/10/2013.

A escola atende alunos da Educação Infantil, criança de 4 a 6 anos e sua estrutura física é adaptada ao alunado atendido.

O ambiente físico é expresso como devendo ser arranjado de acordo com as necessidades e as características dos grupos de crianças, levando-se em conta a cultura da infância e os diversos projetos e atividades que estão sendo desenvolvidos em conjunto com seus professores.

Descrição das aulas

Observação e Interação

Data: 25/09/2013

Rotina: Entrada, músicas, café da manhã, sala de aula, lanche, escovar os dentes, parque, relembrar atividades e agenda, saída.

Aula: Cantigas de roda, e manuseios com pino de montar.

Data: 26/09/2013

Rotina: Entrada, músicas, café da manhã, sala de aula, lanche, escovar os dentes, parque, relembrar atividades e agenda, saída.

Aula: Sessão lúdica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com