TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Dissertações: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

A Psicanálise Lacaniana e a Educação

A Psicanálise Lacaniana

• Desenvolvimento da Psicanálise

– Abordagem tradicional x “Novas ideias”

• Discípulos rebeldes

– Novos pensamentos e desfiliações da Psicanálise

– Criação de novas escolas

• Jacques Lacan

• Médico Psiquiatra

• Estudos sobre a paranóia e agressividade

– Criação da Sociedade Francesa de Psicanálise

– Escola Freudiana de Paris

A Psicanálise de Jacques Lacan

• Conceito de Insconsciente

– Contato entre corpo-mente

– Originado pelo contato com o outro e a cultura

– É um conceito dinâmico referente à linguagem

A linguagem e a cultura na constituição do sujeito

“A vaca sabe ser vaca.

Mas o homem precisa de bula para ser homem”

(Jorge Forbes)

O livro fala sobre o significado de liderança e de sua relação com a gestão escolar como sendo um processo dinâmico de contribuição contínua, visando os fatos, fenômenos, processos e ideias no contexto sociocultural que estão em constante transformação.

A leitura sobre liderança é grande e há muito tempo é direcionada para o contexto empresarial, vem ganhando força no contexto das instituições direcionada a aprendizagem. Tendo aspectos importantes no papel da liderança dentro da escola e destacando as principais características de um líder. Reconhece que determinadas pessoas tem mais facilidade para essa função.

A liderança esta ligada a um conjunto de ações, atitudes e comportamento de uma pessoa, tendo a capacidade de influenciar no desempenho de alguém, com objetivos organizacionais, Tendo a capacidade de influenciar uma pessoa ou um grupo.

A gestão escolar desenvolve um papel social e realiza objetivos educacionais de formação dos alunos promovendo a aprendizagem. O conceito de liderança e gestão se completa e envolve o trabalho com outras dimensões como gestão administrativa, gestão de currículo e gestão de resultados, sendo todas dependente do trabalho das pessoas. Um trabalho realmente eficaz na gestão escolar ocorre de forma onde estas funções ocorram naturalmente entrelaçadas.

As características de um líder em gestão na escola são; perseverança e motivação para a superação das dificuldades e assim atingir seus objetivos, não tendo medo de risco e fracaço sendo encarado como uma aprendizagem para o futuro.

O líder tem que ter habilidade de se comunicar com as pessoas de modo equilibrado e positivo valorizando o potencial de cada indivíduo criando condições necessárias para o atendimento das necessidades afetivas e relacionais das pessoas. Outro aspecto importante em um líder é ter a vontade de fazer sempre mais e melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com