TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Trabalho Escolar: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Como o projeto político tão anunciado, prescreve o cuidado? O que tem sido chamado de cuidar? O SS tem instrumentos práticos para efetivá-lo (o cuidado)? Nós os assistentes sociais estaríamos cumprindo com um dos pressupostos básicos do serviço social que é a promoção humana? Todos sabem que não podemos despertar potencialidades sem instrumentos adequados para um trabalho sério e efetivo. É da prática do cotidiano, do enfrentamento das diversidades que nos são apresentadas e das inúmeras demandas que nos surgiu a necessidade de buscarmos conhecimentos para uma ação profissional eficaz, que de fato pudesse potencializar a capacidade dos usuários, para que se tornem autônomos, sujeitos de sua própria história. Essa ação tem sido possível graças à prática de um acompanhamento sistematizado – clínico ou institucional – cujo processo num contexto ético permite o desenvolvimento humano. (“Assistente Social C“).

“Creio que o melhor seria você se deter na importância da pluralidade para a nossa categoria, o retrocesso que o projeto ético político nos impõe, historiar o serviço social clínico (como começou, como está, diferentes linhas de atuação, a necessidade da formação, etc.). Parece-me que o mais importante nesse momento é informar ao público a possibilidade de áreas de atuação, mercado de trabalho, formação profissional e afirmar o porquê o assistente social pode exercer a prática clínica. São as minhas observações, mas as faço no desejo legítimo de colaborar como Serviço Social Clínico”(Assistente Social D).

“O título do trabalho é pertinentes e concordo com a sutileza em abordar a clínica, porém esse é o nosso trabalho do dia a dia, sutil e respeitoso com o outro. Os temas presentes hoje na mídia são a exclusão e sustentabilidade, penso que a clínica seja sustentável, pois o auto-conhecimento leva o sujeito à percepçãode si e do outro, com reflexos positivos de consciência do seu papel enquanto indivíduo, na família e nas relações sociais. Como ficarmos excluídos se trabalhamos com a subjetividade, diferenças, singularidades do ser, diversidade, identidades, sexualidades...?

(Assistente Social E).

“O Serviço Social vem caminhando na direção contrária as das demais categorias profissionais cujo objeto de estudo e prática é o homem. Acumulamos, ao longo de décadas,vários saberes relacionados ao biopsicossocial,com uma grade curricular com enfoques em várias ciências humanas (antropologia, sociologia, filosofia, psiquiatria, etc.) que nos motivaram à formação (terapia de família, psicanálise, psicodrama, entre outras) direcionada a clinica. Nesta esfera, temos atuado e construindo saberes que deveriam ser incorporados ao Serviço Social ,que avançou em direção às questões sociais, mas que, por outro lado, exclui os conhecimentos anteriores como se fossem menores, sem considerar a construção histórica da profissão e as suas diversas vertentes de trabalho. Por que o Serviço Social precisou perder o caráter interdisciplinar e o que é pior por que se fechou? Por interesse de quem?

O seu campo metodológico (instrumentos e técnicas), quase que restrito atualmente à pesquisa, deixa os recém- formados sem instrumentalidade de trabalho, pois é no atendimento às pessoas que teoria e prática se realimentam.

Não entendo as proposições do Projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com