TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Dissertações: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  184 Visualizações

A.Preparação: etapa que promove a análise dos pontos básicos de um processo científico e participativo, a fim de que cresça na motivação para o planejamento e para que se possibilite a eficiência nas etapas seguintes.

B.Elaboração do plano global de médio prazo:

I- Elaboração de um marco referencial - Isso pode vir da etapa de preparação e/ou pode ser retomado emb30 minutos antes de se iniciarem os trabalhos de sua elaboração.

II- Elaboração de um diagnóstico - Além do que ficou claro na etapa da preparação,é indispensável que o grupo seja lembrado de que o diagnóstico não é uma descrição da realidade mas um juízo sobre a instituição, resultante da comparação de sua realidade presente com a realidade desejada, apresentada no marco operativo III- Elaboração de uma programação - É a etapa em que mais necessários se fazem, da parte da coordenação, a precisão e o rigor técnico. É necessária clareza extrema. Embora a programação seja uma dedução de diagnóstico, ela continua como as outras partes, exigindo opção e inteligência: não pode transformar-se numa tarefa mecânica.

IV- Revisão Geral

É prudente, depois de tudo preparado, fazer uma revisão geral em grupos, com alguns possíveis acertos no texto.

C.Elaboração de planos globais de curto prazo: São a especificação operacional daquilo que, no período de um ano, por exemplo, se fará do conjunto da programação constante no plano de médio prazo.D.Elaboração dos planos de setores: Não há necessidade de um novo roteiro para a elaboração de planos nos setores.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com