TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Exames: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

O SERVIÇO SOCIAL

Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná.

Bom Jesus - PI

2014

1.INTRODUÇÃO

O Serviço Social, profissão de nível superior, cuja regulamentação foi atualizada pela Lei 8.662/1993 e só pode ser exercida por um Assistente Social. Tem um caráter interventivo e sua atuação na realidade social é embasada em princípios norteadores da profissão: defesa dos direitos humanos e sociais; posicionamento em favor da justiça social e equidade; democratização do acesso aos bens e serviços relativos às políticas públicas e sociais; compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população.

A Revolução Industrial pode ser considerada o apogeu do serviço social, pois surge a emergência da Questão Social do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica e cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista, do antagonismo entre capital e o trabalho. Assim com o aparecimento das classes sociais, burguesia(classe dominante) necessitava de um profissional que cuidasse da área social, assistindo a classe proletária. O serviço social sempre teve forte influencia da Igreja católica que visava “preparar” a classe operária para o capitalismio sempre de forma conservadora e assistencialista.

Mas, com o passar do tempo a profissão foi se estruturando, chegando hoje a uma profissão dotada de arsenal teórico-metodológico, técnico-operativo e ético político. Atualmente o Serviço Social se tornou uma profissão interventiva que busca principalmente a garantia e o acesso de direitos às camadas populares menos favorecidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com