TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Casos: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.778 Palavras (8 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 O papel da internet na divulgação e propagação das manifestações....................5

2.1.1 A Internet pode ser considerada a nova praça pública da sociedade? As redes sociais podem ser consideradas instrumentos de mobilização social?.........................................................................................................................6

2.1.1.1 Há relação das novas manifestações com as antigas? Quais são estas questões? Pontuando alguns aspectos importantes e discutindo se o cunho político no passado ainda é articulador dos movimentos sociais.............................................7

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

ANEXOS 11

1 INTRODUÇÃO

Ao longo dos séculos diversos países foram palco de manifestações populares, norteadas por reinvindicações que atualmente podemos considerar como parte de nada menos do que o previsto minimamente na carta de direitos humanos. Desta forma o Brasil também passou por particularidades desde sua “independência”, de forma especial no corrente ano de 2013 no segundo semestre, alguns grupos começaram a se reunir e a se manifestar por várias partes do Estado brasileiro, alcançando um número inimaginável em alguns meses. As manifestações refletiram na historicidade da política do país, algumas reinvindicações foram ouvidas, algumas atendidas, mas até o atual mês continuam sendo observadas manifestações, principalmente de classe de trabalhadores reivindicando suas particularidades, que há tempos têm sido deixadas de lado. Para realização deste trabalho foi utilizado material visual de internet e televisão, como vídeos críticos e informativos, além de sites e opinião do grupo.

2 DESENVOLVIMENTO

Num novo contexto social, neste século XXI, observando as transformações da sociedade, vive-se um momento de profunda tensão popular, com manifestações diversas de insatisfação nas diversas áreas de atuação governamental, demonstrando que a revolta é bem antiga, acumulando-se indefinidamente. Como exemplos de manifestações antigas destacam-se:

1. Revolta da vacina, de 10 a 16 de novembro de 1904 (República Velha)

2. Greves operárias do início do século 20

3. Passeata dos 100 mil, 16 de junho de 1968, no Rio de Janeiro

4. Comícios das Diretas Já (1984)

5. Impeachment de Collor (1992)

Com base em pesquisa mostrada pelo Fantástico na TV globo, realizada pelo IBOPE, publicada em site constatou-se alguns dados utilizados nesta pesquisa.

TRANSPORTE PÚBLICO: 37,6%

AMBIENTE POLÍTICO: 29,9%

GASTOS COM A COPA DO MUNDO/ DAS CONFEDERAÇÕES: 4,5%

SAÚDE: 12,1%

REAÇÃO À AÇÃO VIOLENTA DA POLÍCIA: 1,3%

JUSTIÇA/ SEGURANÇA PÚBLICA: 1,3%

EDUCAÇÃO: 5,3%

CONTRA A PEC 37: 5,5 %

POR DIREITOS E DEMOCRACIA: 0,6%

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: 0,8%

OUTRAS CAUSAS ESPECÍFICAS COM MENOS DE 1%: 0,8%

NENHUM: 0,1%

NÃO RESPONDEU: 0,2%

2.1 O PAPEL DA INTERNET NA DIVULGAÇÃO E PROPAGAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES

Especificamente nos últimos acontecimentos, iniciados no ano de 2013, a princípio por aumento no preço das passagens dos transportes públicos em um estado e possibilidade de aumento em outros, propagou-se de maneira impensável, com o peso determinante dos meios de comunicação, em especial pela internet, as manifestações populares. Outros meios como emissoras de televisão e rádio, transmitiam imagens e números que lhe convinham. As emissoras também foram criticadas por apresentarem aos telespectadores cenas, principalmente de vandalismo, violência, e desorganização dos manifestantes, destacando principalmente conflitos com a polícia. Num montante de centenas e milhares de pessoas, grupos dispersos de dezenas de pessoas, não podiam servir de referencial como centro das manifestações, que tinham cunho pacífico de mensagem em cartazes, músicas, pinturas, entre outros.

A internet por outro lado, não só divulgava vídeos reais, sem edição, quanto dava informações prévias de locais, horários de novas manifestações. Algo que começava com um grupo pequeno e com a divulgação ia se multiplicando rapidamente, mesmo sem ter um líder, um nome. A internet contatava rapidamente uma cidade à outra, estado a outro, antes mesmo de uma manifestação ocorrer, enquanto que a TV só noticiava o já ocorrido. Sem contar que o publico jovem hoje, se concentra muito ativo na internet e nos meios de interatividade como facebook, email, twiter, skipe, outros.

O papel da internet nestes episódios foi não só de divulgação, mas também de motivação, acumulando informações diversas, pensamentos, idéias e movimentando pessoas com finalidades parecidas.

Dados da pesquisa realizada pelo IBOPE:

5- COMO SOUBE

Como você soube da manifestação de quinta (20):

- Amigos e colegas: 28%

- Base do movimento: 3%

- Facebook: 62%

- Familiares: 3%

- Internet - outros meios: 29%

- Jornais impressos: 4%

- Jornais online: 3%

- Radio: 4%

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com