TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Projeto de pesquisa: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.191 Palavras (9 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Curvelo surgiu por volta de 1700. Curvelo foi fundado em um lugarejo chamado Santo Antônio da Estrada, que era lugar de pouso dos viajantes vindos da Bahia em direção a São Paulo, que possuía uma capela, com poucas casas ao redor, sendo uma destas casas, a casa de um dos primeiros moradores, na qual a cidade recebeu o seu nome como homenagem, o Padre Antônio de Ávila Corvello. Curvelo se tornou vila independente em 30 de Julho de 1832, passando-se a se chamar Curvelo, se Instalando com prefeitura em 01/01/1939. Curvelo possui uma Área de 3.298,792 km2 e seu principal Bioma é o Cerrado.

Hoje Curvelo possui de acordo com Censo IBGE de 2010, uma população de 74.219 hab. A Cidade de Curvelo teve nestes últimos 10 anos um acréscimo de mais de 20, 000 habitantes, Maior índice populacional de Curvelo está entre 15 a 19 anos, e de forma um pouco mais abrangente, entre 5 a 34 anos. Nível este que predominam as mulheres. O PIB de Curvelo é impulsionado principalmente pelas empresas prestadoras de serviços 459.364, seguido da agropecuária 136.629. e depois pela industria com 107.466, produzindo uma receita com cerca de R$68.533.000,66.

Quanto à expectativa de vida dos curvelanos, segue a mesma base dos brasileiros, mantendo um nível elevado até aos 64 anos, decrescendo a partir daí, mas mantendo um índice, até aos 94 anos, e até mesmo atingindo pessoas com idade centenárias, sendo que este maior índice se mantém entre as mulheres. Os equipamentos de saúde de Curvelo são predominantemente de responsabilidade Municipal, e Privado, tendo uma baixa participação dos governos estaduais e federais. Tendo os homens também como principais usuários do atendimento dos equipamentos de saúde, sendo que estes apresentam também mais morbilidades hospitalares. No que diz respeito à educação, o município conta com 26 escolas de nível pré-escolar, 39 de ensino fundamental e 15 escolas de ensino médio.

A AASCC, Associação de Amparo Social e Cultural de Curvelo, foi fundada em 11 de Agosto de 2004, é uma instituição uma entidade civil de direito privado e sem fins lucrativos. A AASCC realiza há quase 10 anos, um trabalho de Assistência psicossocial e para portadores de distúrbios psíquicos, correlacionados à dependência química e a seus familiares. Ela oferece o tratamento de recuperação de dependentes químicos na região de Curvelo, como também nas cidades circunvizinhas. Ao longo dos anos os melhores resultados em Recuperação de Dependentes Químicos vêm sendo alcançado pela AASCC.

A AASCC trabalha com Dependentes químicos e com seus familiares, no âmbito de atendimento ambulatorial, grupo de alto ajuda e Centro Terapêutico para internação. O público atendido para internação corresponde a um público masculino a partir dos 18 anos. Já no âmbito ambulatorial e do grupo de alto ajuda, a AASCC atende homens e mulheres de todas as idades que são dependentes químicos como também os seus familiares.

Mas a demanda municipal ainda é muito grande, pois infelizmente, por falta de recursos a AASCC não consegue atender a todos. Infelizmente, 99% das famílias que buscam a AASCC, não possuem condições financeiras para cuidar dos seus entes queridos, muitos são os casos de pessoas que procuram a instituição procurando tratamento e não tem como serem atendidas, porque a instituição não tem condições para mantelas, como também as pessoas não têm condições para pagar um tratamento.

Por ano, passam cerca de 80 usuários e suas famílias pela instituição, sendo que muitos conseguem se tratar e se manter abstêmios, como outros infelizmente não conseguem se manter no tratamento o abandonando, ou tem recaída após o tratamento, pois infelizmente, vivem em ambientes vulneráveis. Hoje a AASCC tem passado por vários problemas, devido à falta de incentivos financeiros, como também pela falta de conhecimento da população sobre o trabalho realizado pela mesma, correndo até mesmo o risco de fechar as suas portas, por falta de recursos.

Mesmo com estas dificuldades, a AASCC continua lutando para realizar o seu objetivo de Resgatar as vidas que estão atoladas nas Drogas, visto que é um grande agravante em nosso município. Devido à localização geográfica do município, no centro do Estado, sendo este cortado pelas principais rodovias, a mesma tem se tornado alvo do trafico de drogas, e cada dia que passa os números e as cenas que vivenciamos nas ruas, nos deixam cada vez mais alarmados com a situação das drogas em nosso município. Visto que Curvelo ficou em primeiro lugar no ranque do consumo e do trafico de drogas do interior de Minas Gerais. Dados estes que nos deixam alarmados, e nos forçam como profissionais a agir contra estes indicadores.

DESENVOLVIMENTO

1.1 SUMÁRIO DA PROPOSTA:

A proposta do projeto de intervenção segue na seguinte ordem:

1. INTRODUÇÃO: (Na introdução serão apresentados os principais indicadores sociais do município de Curvelo, como também dados básicos da instituição a ser trabalhadas).

2. JUSTIFICATIVA: Será apresentada a proposta com base nos principais indicadores sociais e nas referências teóricas sobre a especificidade da temática e do fazer profissional.

3. OBJETIVOS: identificar os objetivos de seu projeto.

3.1 GERAL

3.2 ESPECÍFICOS

4. METAS: qualifica e quantifica os objetivos tornando-o delimitado, viável e claro.

5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: mostrará as estratégias utilizadas para atingir os objetivos.

6. REQUISITOS TECNICOS OU RECURSOS: As pessoas a serem envolvidas na execução do projeto;

7. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO: (como vai proceder para avaliar se o projeto foi exequível, se os objetivos foram alcançados, se a metodologia contribui para atingir as metas. Se houve envolvimento da demanda e da equipe técnica).

8. CRONOGRAMA: (consiste em colocar o tempo previsto para execução das atividades que serão desenvolvidas).

9. REFERENCIAS: (consiste em listar o referencial teórico que foi trabalhado no projeto).

JUSTIFICATIVA:

Mediante a realidade apresentada em nosso município no que diz respeito ao consumo e ao trafico de entorpecentes em nosso município, viu-se uma necessidade de se adotar medidas mais efetivas correlacionadas ao combate e a prevenção as drogas. Nos últimos meses inúmeros foram as palestras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com