TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Artigos Científicos: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.946 Palavras (8 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

ANTROPOLOGIA NO SERVIÇO SOCIAL 4

DIVERSIDADE.............................................................................................................6

ETNOCENTRISMO......................................................................................................7

ALTERIDADE..............................................................................................................9

RELATIVISMO...........................................................................................................10

POBREZA EA FAVELIZAÇÃO.................................................................................11

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................16

REFERÊNCIA............................................................................................................17

1 INTRODUÇÃO

Os temas a serem abordados no desenvolvimento deste trabalho são as características que um assistente social há aprender ter uma convivência com diversidade de cultura da sociedade humana.

Conhecer as formas de sobrevivência de cada grupo formado na sociedade, seus conflitos e suas formas de se relacionamento com outros grupos.

2 DESENVOLVIMENTO

ANTROPOLOGIA NO SERVIÇO SOCIAL

Antropologia é um ramo que se dedicar ao estudo das relações sociais e o processo social observados nas sociedades humanas. O seu estudo é analisa o nível da sociedade a antropologia aproxima – se de outras ciências como Sociologia.

Desenvolver uma adoção de metodologia que tem por caractere mais globalizou e convencionalmente, para se concentrar maior suas atenções nas pesquisas com chamadas sociedades primitivas, ou sociedades em pequena escala.

A suas relações e processos sociais e eles observadas primeiras são a manifestação de modos institucionalizados nas sociedades que é objeto de investigação: é a família, o casamento, o parentesco, a organização econômica e política; normas que regulamenta o controle social incluindo as leis moral, a religião, a cosmologia, seja, a visão e explicação coerente do mundo.

Com a tentativa de elucidação do comportamento seja individual e coletivo a ser observados nas sociedades humanas constitua somente o alvo de interesses para ciência que se dediquem ao estudo do Homem, e a nação de inter – relacionamento funcional dos interesses das instituições que no interior de qualquer sociedade se entregaram em uma única e complexa trama de relações sociais assegura à antropologia outra especificidade característica. O seu objetivo principal, antes de ser o de explicar e seu particularmente determinado nível da realidade observada, é o busca os entendimentos de como todos esses níveis se articulam, se interpenetram se interenfluenciam e operam isolada e conjuntamente.

O seu desenvolvimento, metodológico são conceitos teóricos e a ordem de fenômenos que se constituem no campo de trabalho dos antropólogos sociais. São os objetos e a cultura, no seu sentido amplo, enquanto existem meios através dos quais as relações sociais são mantidas.

A antropologia tem os seus termos amplos e os seus métodos guardam as mesmas características da metodologia gerais antropologia que são implicam, em investigações intensivas de campo, incluindo a observação participante e o recolhimento de dados através de entrevistas.

São esses estudos e conceitos que o serviço social proporciona para compreender a importância do ser humano e o seu caractere a sua forma de relacionamento sua convivência com a família, seus traumas como ele ver o mundo.

DIVERSIDADE

No inicio dos primórdios da história da sociedade humana, os indivíduos se identificam basicamente como a família, ou seja, o clã e a aldeia.

Mais havia, portanto uma possibilidade restrita da identificação grupal, estes grupos reduziam chaves de conhecer grupos com outros valores e características diferentes dos que eles conheciam tinha pouca freqüência de contato.

Com as características do relativo isolamento do ser humano com isso levaram cada grupo a criar um sistema mecanismos próprios de sobrevivência suas formas com base específicas de relacionamento, de transformação da natureza de cada vivência em comunidade.

São estas condições que determinaram os vários diversos grupos desenvolvessem diferentes crenças e costumes, e suas formas de comunicação, e seus idiomas, manifestações artísticas, tipos de alimentos e de métodos e equipamento de produções diferentes: enfim, o surgimento de diversas culturas.

Com os contatos entre grupos esporádicos propiciaram as contribuições para os diversos povos, que ocasionando tanto choques como as assimilações culturais. Passado o tempo, essas assimilações e choques intensificam – se e com isso virtude das migrações, e guerras, e do desenvolvimento do crescimento da atividade comercial.

E esses contatos possibilitaram mais ainda, vários surgimentos de novas culturas, pois alguns povos, ao migrarem, também ocupam as áreas desabitadas.

ETNOCENTRISMO

De acordo com o encontro de uma cultura com outra decorre, de modo geral, a sua avaliação recíproca, ou seja, que traz o julgamento do valor e da cultura do “outro”.

Mais normalmente esse julgamento é feito a partir da cultura do “eu”. Com essa análise da outra cultura fica considerar a sua própria idéia e perfeita, a mais avançada. E passaram então a desprezam os valores, o conhecimento, a rate, a suas formas de comunicação, suas técnicas, enfim a cultura do “outro” e até mesmo aqueles atributos físicos desse “outro” com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com