TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Seminário: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Seminário  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Em linhas gerais a Família constitui-se no lugar ou ambiente, onde o indivíduo aprende as primeiras lições e desenvolve as habilidades fundamentais para vida em sociedade, é o lugar de proteção no qual o indivíduo inicia sua interação social e percepção do mundo em sua volta.

Historicamente a família tem passado por mudanças significativas tanto em sua configuração quanto em relação a definição do seu papel junto à sociedade.

De acordo com o texto lido, às transformações ocorridas nas esferas política, econômica, sociocultural e tecnológica da sociedade, entre outras, tem afetado significativamente as famílias, especialmente as famílias pobres, as quais para enfrentar os desafios do cotidiano buscam de forma criativa arranjos em suas configurações e outras estratégias, tendo em vista garantir sua preservação bem como a superação das dificuldades enfrentadas pelas próprias famílias e seus membros individualmente.

Observa-se que nas sociedades capitalistas as Famílias, independentes de suas configurações, assumem um papel de mediadoras das relações entre sujeito e a coletividade, embora seja inegável que em sua dinâmica do cotidiano haja contradições, conflitos e desigualdades, não obstante a família é fundamental para a proteção social do indivíduo.

Pode-se concluir que as transformações econômicas e sociais de habito e costumes, e os avanço da ciência e tecnologia, têm conjuntamente remetido as famílias à discussão, do que ela é ou de seu significado, uma vez que ha três dimensões clássicas de suas definições (sexualidade, procriação e convivência).

Convém ressaltar que no contexto das mudanças e transformações sociais alguns fatores merecem destaque, sendo eles: a progressiva inserção da mulher no mercado de trabalho, o controle da natalidade, a redução do número de filhos, os exames de DNA, as novas definições dos papéis masculino e feminino, as estruturas de poder, as formas de expressão da sexualidade e dos afetos familiares, a multiplicação das famílias monoparentais, o crescimento do número de famílias chefiadas por mulheres, o aumento da longevidade, os convívios Intergeracionais, o aumento dos divórcios/separações etc. Conjuntamente constituem-se como importantes indicadores das alterações pelas quais as famílias têm passado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com