TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Dissertações: Serviço Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  2.556 Palavras (11 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado a partir da literatura, discussões e reflexões sobre o movimento de reconceituação do Serviço Social, buscamos elaborar uma síntese sobre as perspectivas críticas sociológicas em relação a formação do Serviço Social.

O Serviço Social ao longo dos anos passou por diversas mudanças, como podemos observar e analisar em busca da melhoria contínua, reconhecimento, direitos. Mesmo passando por diversos conflitos, mas não foi motivo de desânimo para conseguir chegar no objetivo desejado , deixando de ser assistencialismo, acompanhando as mudanças do mundo, modernizar o Brasil, incentivar a indústria e o trabalho assalariado.

Apresentaremos como se deu o processo de reconceituação e renovação da profissão, e quais foram os motivos que levaram os profissionais a romper com o hegemonismo e o conservadorismo, e buscar uma modernização e uma revisão teórico metodológica adaptado à realidade brasileira.

Buscando um referencial teórico e no sentido de discutir novas formas de atuação os Assistentes Sociais se reuniram em seminários, estes eventos originaram uma série de documentos que até hoje constituem como importante e rica fonte de pesquisa.

Analisaremos também a influência das correntes filosóficas: Positivismo, Fenomenologia e Dialética no Serviço Social.

RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

O artigo realizado fala sobre o movimento de reconceituação do serviço social , este movimento e movido pelas pressões sociais sua origem e marcas esta vinculadas a igreja cotolica .Pois sua historia e marcada pela desigualdade social de classe .

No Brasil o serviço social tambem sua origem vinculada a igreja Catolica , os primeiros passos para o movimento de reconceituação, foram movidos pelos impactos das teorias e tentativas de pratica desenvolvimentista que reconhecia que sua origem era fragil quanto a dinamica social.das relações de classse dos grupos sociais das instituiçoes.

O serviço social procurou apropria-se da metodologia de trabalho Americano e introduziu nos curriculos das escolas , grupos organizações social da cominidade.

O processo de implantação da politica de em paises como America latina revelou uma realidade subdesenvolvida baixo nivel de saude e de escolaridade.

No Brasil o encontro regional de escolas de serviço social do Nordeste ( 1964) e considerado o primeira manifestação grupal de critica ao serviço social tradional.

A perspectiva modernizadora constitui a primeira expressão do processo de renovação do serviço social no Brasil. Ela se desdobra nos eventos de araxá ( 19-26/03/1967) e Teresopolis( 10-17/01/1970) Esse dois documentos podem ser considerado atentativa de adquar o serviço social as tendencia politica quea ditadura tornou dominante e qua não se punha como objetivo de questionamento pelos protagonistas que concorriam a sua elaboração

A ruptura com o serviço social tradicional expressa rompimentos das amarras imperialista de luta pela liberdade nacional e de tranformação da estrutura capitalista concentradora explorada .

A ruptura como a herança conservadora expressas como uma luta para alcançar novas bases de legitimação da ação profissional e tem como pre-requisito que o assistente social aprofunde a compreenção das implicaçoes politicas de sua praticas profissional, polarizada pela luta de classes.

A critica quase sempre radical do serviço social tradicional e o esforço do serviço social em construiruma teoria e praxis do serviço social em resposta a realidade latino Americano e a luz de posicionamento ideologico. O movimento surge como resultado da incidencia no serviço social acompanha a sociadade na irrifreavel luta por seus direitos fundamentais incluso o direito a liberdade.

A metodologia criada nos Estados Unidos atende aos problemas e as necessidades da sociedade Norte Americana

A partirde posicionamento ideologico um impulso critico ao capitalismo assistente socialproduziram boas analises da realidade Brasileira mas raramente se encontra analise da atuação do serviço social nessa mesma realidade.

Objetivo geral do serviço social e a ação libertadora e transformação do sistema de dominação e que se constituem em finalidade , assim entendido o serviço social como uma praxis precisa atuar para alcançar uma mudança

A importancia da relação teorica pratica numa perspectiva proxiologica, altamente enfatizada pelo movimento e tambem um dos seus marcante resultados.

O Codigo de etica profissional no Brasil o processo de reconceituação tem duas versões uma vincula direta com classe trabalhadora e outra para os trabalhadores na defessa de seus direitos.

A nova constituição do pais estava discussão, sendo aprovada em outubro de 1988.

A pratica é formulada como um processo de trabalho como uma atividade em torno da questão social definida como um objeto do serviço social. A reforma tem contribuido para as analises da realidade sejam mais criticas entre as analises e o cotidiano da profissão.

CBCISS. TEORIZAÇÃO DO SERVIÇO; DOCUMENTO ALTO DE BOA VISTA RIO DE JANEIRO AGIR 1988.

Neste relato chegou-se a conclusão de que o mundo é tudo aquilo que existe e que e o resultado de nossareações e as influencias externas nos percebemos o mundo e criamos a nossa propria percepção do mundo já a realidade e nossa vivencia no mundo a teoria de newton afirma que ha uma realidade objetiva que o mundo e como o vemos e existe independentemente de nossa existencia então a realidade e aquilo que vivemos a cada dia.

O se humano e um ser vivo dotado de capacidades que se diferenciam dos outros seres vivos por sua capacidade de produzir e transmitir uma linguagem cultural o ser humano e alguem que devese responsabilizar por aquilo que faz e pensa . O ser humano e e muito complicado quando mais se tenta entender mais dificil fica de um ser munido de razão e inteligencia mas na maioria das vezes não sabe usar sendo que na simplicidade se acha a felicidade

A sociedade humana e formada de pessoas que tem a necessidade umas das outras para continuarem a espece, buscar seu objetivo e realizar sonho e ser educado saber respeitar regras respeitando a opinião do outro sem deixar que desrespeitem a sua propria , viver em sociedade e aceitar que apesar de sermos da mesma espece somos diferentes no modo de pensar na maneira como agirmos e de como vessos o mundo temos que viver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com