TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Trabalho Universitário: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

O Monge e o Executivo

“Não vemos o mundo como ele é, mas como nós somos”. Pag. 43

O livro conta a história de John Daily, um executivo aparentemente bem sucedido que aos poucos vê a sua vida declinar, e não consegue saber o por que. Toda a historia é contada num mosteiro, através de uma espécie de exílio que por sua vez acontece de forma estruturada e segue uma programação cheia de treinamentos, atividades religiosas e momentos de reflexão, onde a humildade, a atenção e a paciência são os principais ingredientes para um bom aproveitamento de seus participantes. Um dos principais objetivos de O monge e o Executivo é o desenvolvimento e aprimorarão das relações entre as pessoas nas organizações públicas, privadas e familiares, abordando a liderança como um processo complexo que por sua vez compreende diversas atividades na gestão de pessoas. A base do texto é a motivação e o compartilhamento de objetivos, onde as participações do trabalho em equipe passam a ser os fatores fundamentais para as atividades empresariais.

A temática sobre liderança vem sendo recorrente na atualidade, e um termo constante nas esferas sociais, empresariais e organizacionais, tendo como característica principal o fato de que ao invés de utilizar-se de um poder majoritário e ditador o líder é alguém capaz de exercer autoridade, porém de forma sintonizada com os interesses do grupo e orientada para a solução de problemas através da percepção dos valores pessoais de cada membro da equipe. Os líderes têm uma grande importância no processo de motivação e interação social dos indivíduos, focando-se no processo de satisfação e contentamento de seus colaboradores, reforçando o conceito de que quem está feliz rende mais, e que a grande competência do administrador não é mandar e sim servir, o serviço não só dignifica as pessoas como também as torna mais felizes e mais produtivas.

Nós deparamos com uma nova tendência de liderança que certamente será o modelo mais utilizado nas próximas décadas, a liderança servidora. Esse modelo vem ganhando força a cada dia nas organizações e na vida de executivos de alta direção das mais variadas empresas. O maior propósito dessa liderança é ajudar a sua equipe a se desenvolver, é estar mais preocupado em servir os seus liderados, do que apenas dar ordens. É aquele que percebe que o seu sucesso depende diretamente de sua equipe. Pensando e agindo assim, recebe mais retornos que os outros tipos de liderança. Trata-se de um líder espiritualizado, que ajuda em vez de ser servido e acima de tudo é ético.

Nossos relacionamentos devem ser regados pelo amor, ele nos ajuda buscar a justiça e a verdade nas nossas relações, nos faz mais bondosos, compreensivos, pacientes, nos ensina aceitar e suportar uns aos outros. Não nos faz interesseiros, nem inconvenientes, e nem deixa que a soberba, a inveja e a desconfiança estraguem nossas amizades. Relacionar-se é conhecer o outro. Ajuda-nos a identificar objetivos comuns, a trabalharmos juntos, a avaliar princípios, valores e até mesmo terminar relacionamentos que não promovem edificação ou crescimento. Precisamos fazer escolhas importantes como com quais pessoas vamos investir mais tempo da nossa vida, com quem vamos nos envolver mais profundamente. Estas decisões são importantes!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com