TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Trabalho Universitário: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  8.847 Palavras (36 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 36

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA- UNIDERP

PÓLO DE LEME

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA

2° SEMESTRE

CLEONICE DENZIN RA: 3885752889

SOCIOLOGIA

TUTOR A DISTÂNCIA: CÉSAR AUGUSTO BANA

TUTOR PRESENCIAL: RODRIGO DE REZENDE NUNES

LEME/SP 2012

ETAPA 1

Sociedade é um grupo de pessoas que ocupa um território comum, com uma mesma cultura e identidade compartilhada.

Para se manter uma sociedade é preciso que haja uma interação e organização social entre os indivíduos que a integram.

Segundo Émile Durkheim, os laços que unem um indivíduo ao outro, permitindo a coesão e continuidade das relações sociais na sociedade, seriam dados pela solidariedade social, sendo esta do tipo mecânica ou orgânica.

Para compreender os tipos de solidariedade social é preciso levar em conta as ideias de consciência coletiva e consciência individual.

A consciência individual teria características próprias ligadas de certo modo à nossa personalidade. Mas essa consciência sofreria a influência de uma consciência coletiva (combinação das consciências individuais de todos os homens ao mesmo tempo). A consciência coletiva diz respeito aos valores (morais, de sentimentos comuns do que é certo ou errado) que serão transmitidas pela vida social, de tempos em tempos, através da educação.

A soma dessas duas consciências formaria o ser social.

Em sociedades de organização mais simples predominaria determinado tipo de solidariedade, enquanto que em sociedades mais complexas haveria outra forma de solidariedade social.

Numa sociedade do tipo mecânica, os indivíduos que a integram têm as mesmas noções e valores sociais, sendo orientados pela consciência coletiva. O indivíduo está diretamente ligado à sociedade, na qual prevalece em seu comportamento, o desejo e a vontade da coletividade do grupo, assegurando uma coesão e harmonia social.

Como exemplo de solidariedade mecânica é a Declaração dos Direitos do Bom Povo de Virgínia (16 de junho de 1776), cuja sociedade se organizou para formular direitos que pertenceriam somente a eles e a sua comunidade. Direitos esses que expressavam a vontade da coletividade de acordo com suas crenças e valores sociais. Para que o convívio em sociedade siga padrões e normas estabelecidas para a subsistência dessa comunidade de organização mais simples.

Na solidariedade orgânica, predominante nas sociedades modernas ou complexas, ocorre um processo de individualização dos indivíduos, onde não compartilham os mesmos valores, crenças, acentuando a consciência individual.

Em sociedades capitalistas, a divisão econômica do trabalho social nas diferentes profissões e atividades industriais, aumenta a interdependência entre os indivíduos. É valorizada a individualidade.

Até mesmo numa solidariedade tida como orgânica ainda impera a consciência coletiva, para garantir o vínculo entre as pessoas.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos se enquadra em solidariedade orgânica, pois atinge todos os povos e nações, objetivando que cada indivíduo e cada órgão da sociedade através do ensino e da educação promovam o respeito a esses direitos e liberdades para que haja uma coesão social. É uma declaração mais abrangente, não fica limitada apenas a uma sociedade.

Tanto na solidariedade mecânica, quanto na solidariedade orgânica há uma ligação entre os indivíduos (coesão social). Em ambas existem códigos e regras de conduta que estabelecem direitos e deveres de acordo com a organização dessas sociedades.

ETAPA 2

A Revolução Americana de 1776 e a Revolução francesa de 1789 foram movimentos políticos com ideais muito próximos.

Também consideradas como Revoluções Liberais por se tratarem de movimentos antifeudais e a favor da emancipação dos indivíduos, ambas lutaram contra uma sociedade monárquica e hierárquica de valores da nobreza, da hereditariedade e da organização corporativa.

Em busca de uma sociedade de regime republicano de liberdades, onde cada indivíduo tivesse seu talento reconhecido e que pudesse alcançar uma ascensão social.

Os principais inspiradores intelectuais dessas revoluções foram John Locke, Montesquieu, Voltaire e Jean- Jaques Rousseau.

Essas revoluções buscavam liberdades dos direitos individuais, de imprensa e organização.

Produziram dois grandes documentos históricos que influenciaram na vida política e social dos séculos 19 e 20. A Declaração de Independência de 04 de julho de 1776 (Revolução Americana) e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 26 de agosto de 1789 (Revolução Francesa).

Na Revolução Americana mostrou-se uma preocupação em firmar sua independência contra os abusos e exploração do poder monárquico, enquanto que na Revolução Francesa, o movimento político foi mais acentuado, numa tentativa de mudança radical das condições de vida em sociedade. Uma revolução mais abrangente e universal de libertação dos povos, de maior alcance e repercussão.

Mas há semelhanças de ideais nas duas revoluções, pois ambas têm origem humana nas instituições políticas e foram moldadas de acordo com o interesse dos indivíduos controladas por elas.

PASSO 4

Porque o conflito entre o regime e as novas forças ascendentes era mais agudo na França do que nos outros países da Europa?

A França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical democrática para a maior parte do mundo (conceito de nacionalismo). Forneceu os códigos legais, o modelo de organização técnica e científica e o sistema métrico de medidas.

A Revolução Francesa foi muito mais fundamental do que os outros fenômenos contemporâneos e suas consequências foram mais profundas, pois aconteceu no mais populoso e poderoso Estado da Europa.

De forma diferente das revoluções que a precederam e sucederam, essa foi uma revolução social de massa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com