TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Pesquisas Acadêmicas: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  3.610 Palavras (15 Páginas)  •  2.130 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir consiste na elaboração de um texto a partir da leitura do artigo: Indicadores sociais: um imperativo no cotidiano dos assistentes sociais atuantes no processo de gestão. Onde caberá contextualizar Qual o objetivo e metodologia que a autor utiliza para produção do texto, de acordo com os conceitos e definições apresentados na disciplina de estatística e indicadores sociais, desenvolver uma analise descritiva, saber quais são os tipos de gráfico que são utilizados no artigo E sua importância.

O trabalho também irá descrever as principais informações disponíveis no Gráfico III, p. 15 e elaborando uma análise sucinta das principais informações disponíveis. Descreve a importância da estatística e dos indicadores para o serviço social. Relatar sobre os processos de trabalho do Serviço Social nos programas e políticas apresentadas no texto, enfocando as atribuições profissionais e os instrumentos a serem utilizados, nos vários espaços de atendimento,de acordo com a realidade do texto irá fazer uma relação crítica e criativa de proposição do uso da comunicação popular e comunitária (qual meio de comunicação, por que deveria ser implantado, quem implantaria, onde seria implantado e quais resultados são esperados,poderiam servir de apoio para o enfrentamento do panorama apresentado no texto.

A estatística não é um ramo da matemática onde se investigam os processos de obtenção, organização e análise de dados sobre uma determinada população. A estatística também não se limita a um conjunto de elementos numéricos relativos a um fato social, nem a números, tabelas e gráficos usados para o resumo, a organização e apresentação dos dados de uma pesquisa, embora este seja um aspecto da estatística que pode ser facilmente percebido no cotidiano. Ela é uma ciência multidisciplinar, que permite a análise estatística de dados de um físico.

Os profissionais de Serviço Social devem estar preparados para a utilização de ferramentas necessárias para sua ação e, conseqüentemente, para a população a quem é destinada essas políticas públicas sociais. A referência dos indicadores sociais diz respeito a um dos elementos essenciais de contribuição para uma gestão democrática, assim, não representam simplesmente dados numéricos, os indicadores nos oportunizam confrontar os dados diante das questões expostas em uma dada realidade social.

2 DESENVOLVIMENTO

O serviço social é uma profissão que buscou legitimação ao longo do tempo, para deixar o seu caráter assistencial e caritativo e se formar como profissão. Na sua trajetória utilizou algumas correntes como base, seu método de atuação e os instrumentos variaram de acordo a cada uma delas e a seu momento histórico.

Conforme a leitura do artigo com o tema: INDICADORES SOCIAIS: UM IMPERATIVO NO COTIDIANO DOS ASSISTENTES SOCIAIS ATUANTES NO PROCESSO DE GESTÃO consta-se que o objetivo utilizado pelo autor do texto foi identificar se os assistentes sociais que atuam em projetos sociais, voltados ao idoso e à criança e adolescente no município de Presidente Prudente, utilizam os indicadores sociais no processo de gestão.

Dentro das informações contidas no texto o recurso metodológico utilizado foi: pesquisa de campo, tipo qualitativa de analise teórico empírica por meio de entrevista focalizada não estruturada e pesquisa bibliográfica.

Nesse sentindo sendo possível relatar também os tipos de gráficos utilizados no texto e sua importância.

Gráficos de pizza mostram o tamanho de itens em uma série de dados (série de dados: pontos de dados relacionados plotados em um gráfico. Cada série de dados em um gráfico tem uma cor ou um padrão exclusivo e é representada na legenda do gráfico.

Gráficos de coluna são úteis para mostrar as alterações de dados em um período de tempo ou para ilustrar comparações entre itens.

Gráficos de barra ilustram comparações entre itens individuais. As categorias são organizadas na vertical e os valores na horizontal.

Os gráficos são importantes, pois tornam compreensíveis e analisáveis resultados numéricos que seriam difíceis de entender e analisar, por exemplo, numa tabela. Os gráficos são de extrema importância na visualização e interpretação de informações e dados acerca de temas de aspectos naturais, sociais e econômicos. Os gráficos têm como características: Uma figura substitui uma palavra; É fácil de entender as informações contidas nos gráficos; Os gráficos podem ajudar a esclarecer determinados pontos; As figuras despertam o interesse nos alunos;

Na estatística os gráficos são amplamente utilizados, cada um com suas particularidades que facilitam a avaliação de algum ponto especificam e também serve para ter um novo meio de enxergar os números, facilitando a avaliação de uma serie de números.

2.1 A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS E A ESTATÍSTICA PARA O SERVIÇO SOCIAL.

No Serviço Social, a Estatística possibilita caracterizar a população, sua estrutura etária, de renda e perfil sócio econômico; entender os dados sobre natalidade e mortalidade, os índices sociais, entre tantas outras aplicações.

De acordo com as informações contidas no texto, no gráfico III, p.15, pode-se analisar que 80% dos entrevistados, profissionais de Serviço Social estudaram indicadores sociais em sua graduação e cerca de 60% tiveram gestão social.

Assim o Serviço Social têm que estar atento às mudanças ocorridas no mundo do trabalho por que essas mudanças interferem diretamente no cotidiano de seus usuários, e por conseqüência, nas demandas, que se tornam cada vez mais complexas. O profissional ao repensar as determinações sociopolíticas do seu trabalho passa a enfrentar, em conjunto com a sociedade, os dilemas da construção da esfera pública, da democracia, da cidadania dos direitos a ela inerentes, considerando as particularidades do exercício profissional e sua condição de cidadão.

Atuação do profissional de Serviço Social requer a prática cotidiana do uso de taxas, tais como: taxa de insuficiência de renda, taxa de miséria, taxa de pobreza, Taxa de analfabetismo, taxa de natalidade, taxa de expectativa de vida, como outras que proporcionam leitura da realidade social. Cabe ao profissional de Serviço Social compreender que tais taxas referenciadas nos censos vão contribuir para tal conhecimento.

De acordo com Paris (2007),

A redução da pobreza e o desenvolvimento mundial estão diretamente ligados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com