TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Tese: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Tese  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

O filme de Richard Attenborough, distribuído pela Columbia Pictures, retrata a vida de

Gandhi desde a sua juventude, quando ainda era apenas um advogado isso mesmo, Gandhi era

formado em direito, conhecia bem os direitos e seguiu a ideologia dos direitos iguais, direitos que todos nós merecemos. O filme tem duração de aproximadamente 188 minutos que mostra clara as passagens da vida de Gandhi em um magnífico trabalho produzido em um filme para os anos 80.

Na África do Sul em 1893. Após ser expulso da 1ª classe de um trem, o jovem e idealista

advogado indiano Mohandas Karamchand Gandhi, inicia um processo de reciclagem da condição de vida na Índia. Acredita-se que o episódio em que fora expulso de um trem por se recusar a deixar a primeira classe, seja o “despertar de sua consciência social”, sua visão humanista e universalizante.

O diretor procura enfatizar mais elementos idealistas da política de Gandhi elementos

esses muito admirados pelo Ocidente, do que o central de suas ideias políticas. A partir de então, começam as inúmeras manobras de desafio às autoridades britânicas emnome dos direitos civis da minoria hindu na África do Sul, contestando o sistema social baseado na desigualdade: se apropria da desobediência como instrumento para tanto. É interessante notar nessa questão o direcionamento dos protestos não irei além da crítica à negação ao povo hindu da cidadania naquela colônia inglesa e seus súditos ao redor do planeta. Já na Índia, através de manifestações enérgicas, mas não-violentas, atraiu para si a atenção do mundo ao se colocar como líder espiritual de hindus e muçulmanos.

Antes de assistir ao filme, eu já havia escutado reflexões sobre o Mahatma Gandhi, e

assim como quem nunca assistiu ao filme deve imaginar que viesse a ser um homem robusto,

forte como um grande guerreiro medieval, mas, estaríamos completamente enganados, pois como "quase todos os líderes espirituais", os grandes mestres iluminados possuíram uma aparência frágil. Apesar de ter sido um grande andarilho, Gandhi aparentava uma pessoa frágil, mas com uma oratória invejável. Pregador da não violência, Gandhi pregou uma lenta revolução pacifista em seu país, tentando libertar a Índia dos britânicos que a governavam, Gandhi queria que seu país fosse livre, que o povo não fosse tratado como escravo e que todos tivessem direitos iguais, independente do sexo, raça ou religião, Gandhi seguia a mesma ideologia dos grandes profetas: Sidartha Gautama "O Buda" e Jesus Cristo, pois as religiões que separam seus fiéis de outros que não seguem suas próprias ideologias, jamais poderá pregar a paz universal, pois não existe "aquela"religião que seja "a certa" todos somos iguais e todos temos os mesmos direitos, ideologias diferentes existem, mas todos somos irmãos qual pai daria preferência e melhores benefícios para apenas um de seus filhos, se todos vieram de um mesmo lugar, todos são irmãos e todos possuem o mesmo sangue? Os seres humanos são como uma grande família, todos possuímos um laço invisível de

consanguinidade, impossível de serem rompidos muitos cientistas comprovam que todos somos "parentes"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com