TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Trabalho Universitário: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  1.897 Palavras (8 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO:

Nós humanos temos a capacidade de construir e reconstruirmos o que esta a nossa volta, dominando os elementos ao seu redor, por isso ele confronta-se constantemente com a necessidade de criar, de produzir e de saber das coisas. Este dom de querer saber do funcionamento das coisas está intrínseco no homem, veem desde a pré-história onde temos relatos de sua conquista de espaço e ambiente. Ao procurar saber e entender as forças da natureza e transformar estes elementos naturais ao seu favor para garantir a sua sobrevivência. Então desde os tempos primitivos o homem já utilizava mesmo sem saber, o conhecimento, pois usava da experiência cotidiana, isto é, ele usava o senso intuitivo ou conhecimento intuitivo no seu dia-a-dia para se alimentar, para caçar e para se proteger de animais. Quando entramos em uma instituição de ensino superior buscamos a informação, pois chegamos com espírito aventureiro de querer aprender, instruir-nos e produzir conhecimento. Esta produção e reflexão são colocadas de maneiras não muita eficazes. Provavelmente isto acontece pela falta e desconhecimento de métodos, costumes e hábitos de construir uma ideia e depois desenvolver. Isto ocorre porque este estudante desconhecer o método e a metodologia para desenvolver um trabalho acadêmico, não basta só ingressar em um estabelecimento de ensino superior, é necessário desenvolver a percepção crítica, organizar pensamento e ideias, ler bons livros. Inicialmente estes são os pontos essenciais para o começo de um desenvolvimento da produção científica dentro do mundo acadêmico.

Metodologia cientifica:

Chamamos de metodologia científica o estudo dos instrumentos ou métodos necessários para a elaboração de um trabalho científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para pesquisar e formular uma produção científica.

A metodologia é o estudo dos métodos, especialmente dos métodos das ciências. É um processo utilizado para dirigir uma investigação da verdade, no estudo de uma ciência ou para alcançar um fim determinado, a metodologia científica aborda as principais regras para uma produção científica, fornecendo as técnicas, os instrumentos e os objetivos para um melhor desempenho e qualidade de um trabalho científico. A pesquisa é uma das atividades primordiais para a elaboração dos trabalhos realizados com base na metodologia científica. É a fase da investigação e da coleta de dados sobre o tema a ser estudado. A Metodologia científica é uma disciplina que estimula o aprendizado. Como disciplina pode se dizer que o método cientifico consiste na junção das evidencias resultantes de experiências ou pesquisas método esse que surgiu com o intuito de organizar o pensamento a fim de se chegar a um meio mais adequado de conhecimento e controlar a natureza, podemos ainda dizer que o método cientifico esta sempre em busca de uma aproximação com a lógica de conhecimentos o que assemelha conhecimento cientifico relevamos os aspectos da realidade, necessidade de uma observação pois consequentemente precisamos produzir teorias para poder explicar o observado que consiste na junção de evidencias resultantes das experiências e pesquisas demonstrando a necessidade das pesquisas observadas. Função do profissional de Serviço Social para a área de Ciências Humanas e Sociais Estar atento às questões sociais, devendo apreender a realidade em todas as suas dimensões para desenvolver seu trabalho com qualidade, tendo então um espaço próprio a ser ocupado no interior do conjunto das ciências sociais, espaço esse marcado, por um lado, pela reflexão mais diretamente ética que envolve a prática cotidiana dos assistentes sociais; e, por outro, pela discussão diretamente política da relação entre os projetos de emancipação, a ação do Estado e a atuação dos assistentes sociais enquanto vetores de implementação das políticas sociais.

Relevância da pesquisa social na atualidade para o campo do Serviço Social:

A relevância social de uma pesquisa está na sua capacidade de apreender a realidade e de servir de referência para os profissionais da categoria e de outras áreas de conhecimento, sendo assim, alimentadora de práticas profissionais, é uma cadeia de sustentação que deve assentar-se nas demandas e nos impasses vivenciados no contexto do exercício da profissão, considerando as determinações sociais, econômicas, políticas e culturais que expressam a realidade contemporânea e o projeto ético-político profissional. Na conjuntura deste universo, comprometido com a democracia e justiça social, materializado no Código de Ética de 1993 e no processo de Revisão Curricular, que fundamenta a formação profissional e pelas Organizações representativas – Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS),têm-se mobilizado e se feito presente a garantia dos direitos sociais no campo das políticas públicas, bem como têm mantido importante interlocução com os movimentos sociais da sociedade civil. A dinamicidade se constitui na medida em que a profissão alcança maturidade intelectual, evidenciada pela sua produção teórica e capacidade de diálogo crítico, com diferentes áreas de conhecimento das ciências sociais e humanas.

Pesquisa e formação profissional:

A formação profissional desenvolvida no âmago das instituições de ensino assume a pesquisa como componente formativo desde a proposta por Humboldt, provocando mudanças no processo de ensinar.

A pesquisa é antes de tudo a produção de conhecimento, interpretação e explicação dos fatos e fenômenos naturais e sociais, indicação de novas respostas aos problemas que se apresentam. Trata-se de investigar, levantar dados, realizar diagnósticos, sistematizar estes dados visando uma análise rigorosa que contribua na elaboração da ciência, é um processo de descoberta.

A investigação supera o ensino transmissivo centrado na reprodução do conhecimento ao incluir a indagação, a dúvida como ponto de partida para a formação. O propósito não é necessariamente formar pesquisadores profissionais, mas reconhecer na atividade investigativa possibilidade de desenvolvimento do sujeito criador, crítico em face de fatos e acontecimentos. O processo de formação associada ao envolvimento na produção de conhecimento torna-se instigadora, deixa a concepção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com