TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Resenha: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Resenha  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

ORGANIZAÇÃO SOCIAL

O ser humano sofre tensões e conflitos devido às obrigações relacionadas com os papeis sociais. A organização social se dá através do exercício de uma atividade funcional, na teoria são uma espécie de parceria do Estado com a sociedade, ele possui um controle sobre elas, exigindo resultados para suprir as necessidades das políticas públicas. No Brasil, a primeira geração de organizações sociais voltadas para a ação educativa, política e cidadã como conhecemos hoje, surgiu no final do período do governo militar, em um território claramente delimitado pela contestação à ordem dominante e pela autonomia frente a governos, empresas, instituições e mercados.

Para se compreender a organização da sociedade, portanto, precisamos entender a sua estrutura social, é preciso conhecer dentre outros fatores a sua organização, as relações sociais e as marcas deixadas pela humanidade no decorrer da historia. A ideia de organização esta ligada ao processo social, ou seja, de mudança, de arranjo do comportamento dos indivíduos na construção da vida social, observando suas necessidades de forma mais abrangente e integrada. As estruturas sociais são compostas por papeis e status, os quais são inseridos por crenças, regras, costumes que nos influenciam diversos segmentos de nossas vidas, ou seja, diz respeito ao sistema de posições sociais que os indivíduos podem ocupar. Na estrutura social se encontra o principio de continuidade da sociedade, já a organização social diz respeito ao sistema de papeis sociais. No aspecto da organização se encontra o princípio de variação ou mudança (escolhas) que o individuo pode fazer, à forma como eles se relacionam através de suas ações, levando em consideração aspectos que contribua para marcar a sua posição social para o desenvolvimento de seu papel.

A preocupação com o entendimento da contemporaneidade nesta questão acerca da organização social justifica a atualização da importância que essa relação significa construir, pois o modelo adotado ate os dias de hoje é o de dominância ainda mantido por pequenos grupos sociais (elite) que consiste em se apropriar dos meios de produção através da violência física e psicológica (guerras e eleições) esse modelo dominante é o piramidal que tem como princípios a hierarquia e a centralização do poder. São esses princípios os maiores causadores das diferenças sociais que geram conflitos entre os grupos sociais (lutas de classe)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com