TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Artigo: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 2

CONSEQUÊNCIAS

As consequências de migração em massa superava o número de vagas de emprego ofertadas, muitos acabaram instalando-se nas regiões periféricas das cidades, lugares carentes de serviços essenciais como saneamento, saúde, escola e transporte.

Esse crescimento excessivo da população urbana causou o inchaço das cidades, deixando os trabalhadores amontoados nos morros, cortiços e com isso deu-se o surgimento de inúmeras favelas, aumentando a violência, doenças, a falta de planejamento urbano e miséria dentre as classes mais pobres.

Os problemas causados pelo crescimento desenfreado e falta de estrutura urbana para receber tal contingente de migrantes são vistos até os dias de hoje, na desigualdade social, violência e cidades com um grande número de favelas.

Ação governamental tem como incentivo ao trabalhador rural, melhorias no planejamento com a finalidade de ajudar a diminuir a precariedade de migrantes e manter o trabalhador rural no campo, para que não venha a se tornar mais um no percentual geográfico das grandes cidades.

Passo2(Equipe)

Observar a obra de arte a seguir reproduzida, de Cândido Portinari:

Mostra a realidade social denunciando problemas de miséria e desproteção em relação ao trabalho e a natureza do homem como elemento fundamental.

Na tela a família aparece, miseravel em um lugar árido que demonstra conspirar contra migrantes que não tem para aonde ir. As pessoas nela parecem estar em estado de debilidade física. em fim a tela apresenta a condição da família de miseráveis e famintos que migram por causa da natureza que os castiga e expulsa.

Portinari, quer mostrar em sua tela uma realidade social ,que a maioria parece não querer ver, com uma intenção clara de denúncia social, problemas de miséria, ignorância, opressão nas relações de trabalho e apresentando a força da natureza sobre um homem completamente desprotegido.

A monotonia marca o tom do ambiente, não há florestas nem montanhas para distrair a visão e atenuar a secura. Quase sempre sinistra e desolada, a paisagem permite que se veja longe e fundo, tornando ainda mais ostensivo o drama dos retirantes.

Passo 3 (Equipe)

Organizar um texto parcial, inspirados pela obra de Portinari e munidos das informações recolhidas nos passos desta etapa, que problematize o êxodo rural e os reflexos deste movimento na formação dos centros urbanos brasileiros. Este texto deve ter duas páginas eseguir as normas de padronização desta ATPS, pois será a quinta parte do artigo final.

ETAPA 4

Esta atividade é importante para que você conheça a realidade social no contexto urbano, em relação com os aspectos já estudados nas etapas anteriores a respeito do contexto rural. Também é relevante para que você finalize adequadamente seu artigo científico.Para realizá-la, devem ser

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Observar atentamente a charge a seguir. Com base nos conhecimentos construídos ao longo das etapas anteriores, discutir coletivamente a respeito dos possíveis sentidos da ilustração e sua relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com