TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Exames: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  1.216 Visualizações

Página 1 de 8

-De acordo com Iamamoto, no final dos anos 50 e inicio anos 60 começaram as primeiras manifestações no meio profissional, questionando e contestando o status da prática do profissional do assistente social. Apresentem a conjuntura profissional desse período.

R:Cenário Internacional:

Estados Unidos passava por uma crise econômica, caracterizada pela crise dos padrões de acumulação capitalista , onde muitas empresas faliram pois a oferta de produtos ultrapassava a demanda dos consumidores.

A ONU cria o DC- Desenvolvimento de Comunidade que se caracterizava por possuir uma visão acrítica e aclassista em relação á sociedade, objetivando fazer com que os países em desenvolvimento trabalhassem junto com a comunidade.

América Latina:

Movimentos comunistas Revolução cubana em 1959.

Conjuntura Profissional:

O Serviço Social possui um caráter conservador e papel significativo no projeto de desenvolvimento da ONU, junto com outros organismos internacionais que se empenham em divulgar e sistematizar o Desenvolvimento de Comunidade (DC),cabendo ao assistente social a tarefa de implantar nas comunidades seus interesses pela colaboração do progresso social.Nesse momento surgem mais escolas de Serviço Social , onde a profissão demandava cada vez mais de profissionais capacitados para trabalhar na questão social.Assim os assistentes sociais são contratados pelo Estado.

Cenário Nacional da década de 60:

No Brasil o governo de João Goulart tenta promover a política do nacionalismo desenvolvimentista, adotando medidas de melhoria das condições de vida da população, com o objetivo de conter os conflitos sociais que vinham se fortalecendo em decorrência do comunismo que assolava a América Latina. Verifica-se nessa conjuntura , um período de gestação de consciência nacional popular, trazendo a exigência de uma reforma de base e estruturada por alguns grupos da sociedade tais como: as mulheres camponesas,os intelectuais, a UNE-União Nacional dos Estudantes composta por estudantes da burguesia; cristãos de esquerda contrários ás ideologias da Igreja católica e defensores da teoria marxista, entre outros. A questão social, nesse período é enfrentada por medidas de extensão da educação, ampliação da Previdência , extensão da legislação trabalhista ao trabalhador do campo com o Estatuto do Trabalhador Rural, barateamento de alimentos básicos, combate á doenças endêmicas e programas de habitação popular.

2-Porque as manifestações do serviço social iniciadas no final da década de 1950 e início da década de 1960 tornaram-se isoladas e foram obrigadas a refluir?

R:Nessa época , um pequeno grupo de assistentes sociais, influenciados pelos cristãos de esquerda ,que se pautavam na perspectiva teórica marxista, passaram a ter uma visão mais crítica da sociedade, politizando e conscientizando a população frente seus direitos.Com a implantação da ditadura militar no país esses assistentes sócias tiveram que refluir em suas prática e discursos mudancistas,em decorrência do cenário de medo e repressão que a ditadura causava aos que se posicionavam contra ela.

3- Segundo Iamamoto, os temas presentes na literatura profissional latino-americana representativa do “ movimento de reconceituação” do serviço social questionavam a perspectiva meramente modernização da profissão. Expliquem como se expressa a ruptura como herança conservadora e o pré-requisito do assistente social na dimensão processual.

R:Com a implantação da ditadura , os assistentes sócias que faziam uma visão crítica da sociedade , tiveram que refluir em seus discursos conservadores, substituindo-o pelo da modernização, que nada mais é do que uma atualização do conservadorismo.A prática da modernização era pautada na padronização, onde os usuários eram todos atendidos da mesma forma, desconsiderando suas particularidades. Com isso , os assistentes sociais buscavam romper com a prática conservadora, através do rompimento com suas tradicionais bases de legitimação, buscando desenvolver sua prática em função dos interesses da classe trabalhadora.Para isso era necessário entender que a política era contraditória , pois ela controlava , ao mesmo tempo que garantia a cidadania das pessoas.Os assistentes perceberam com isso que a sociedade possuía dois pólos diferentes:a luta de classes, representada pela classe dominante e pela classe trabalhadora. Mesmo assim ,os assistentes entendiam que mesmo contraditória a política era importante para a população empobrecida, pois apesar de tudo ela garantia o direito da população.

4- Porque a interação entre o aprofundamento teórico rigoroso e a prática renovada politicamente definida constitui elemento decisivo para superar as artimanhas ideológicas históricas?

R:Para deixar de conservador, é necessário que primeiramente o assistente social tenha uma perspectiva crítica da sociedade, aliada á uma prática renovada.Deve-se criar e recriar sua prática, criando novas formas de trabalho com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com