TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Artigo: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Curso: Serviço social

Polo Atibaia/SP

DISCIPLINAS NORTEADAS

Fundamentos Históricos e Teórico-metodológico do Serviço Social l e formação Social, Econômica e Politica do Brasil

Professor: Divaneide Alves da Silva

Turma – 1 A 2ºSemestre 1º Bimestre 2014

Desafio Profissional1º Bimestre do 2ºSemestre

Passo 01

Nesse passo vamos elaborar um texto que destaque o debate proposto pelo Movimento de Re conceituação do Serviço Social.

Gisele é uma assistente social formada na década de 1980. Nesta década o Brasil passava por intensas transformações sociais e políticas advindas do processo de redemocratização da sociedade.Esse processo tem como característica a restauração da democracia e do estado de direito civil em países que passaram por um período de autoritarismo ou ditadura; pode ocorrer de forma gradual onde o poder restaura os direitos civis lentamente ou ainda de forma abrupta como acontece quando ocorrem as revoluções.

O movimento de re-conceituação social teve como base a luta por um processo onde houvesse maior participação política estabelecendo parâmetros mais democráticos para o Brasil inserindo esses conceitos nos currículos universitários onde os critérios políticos seriam amplamente analisados e discutidos. Gisele exemplifica que o movimento “Direto Já” foi de grande expressividade no processo democrático. O movimento das “Diretas Já” foi um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil, ocorrido em 1983-1984. A possibilidade de eleições diretas para a Presidência da República no Brasil se concretizar com a votação da proposta de Emenda Constitucional Dante de Oliveira pelo Congresso, entretanto a mesma fora rejeitada. Algumas manifestações em prol das Diretas Já existiram, como por exemplo , o evento realizado no Vale do Anhangabaú , na cidade de São Paulo no dia 25 de Janeiro de 1984 onde 1,5 milhão de pessoas se reuniram para declarar apoio ao movimento acima citado. Houve uma vitória parcial quando Tancredo Neves foi eleito Presidente do Brasil pelo Colégio Eleitoral em 15 de Janeiro de 1985. O movimentou agregou diversos setores da Sociedade Brasileira, como por exemplo: Partidos Políticos de oposição ao regime ditatorial, lideranças sindicais, civis, artísticas, jornalísticas e estudantes, como também os movimentos em defesa do consumidor, ecológicos, quebrando paradigmas rompendo assim barreiras da sociedade.

Passo 02

Nesse passo, considere que você é um profissional formado na mesma época em que Maria, ou seja, na década de 2000. Considerando as lutas e avanços conquistados pelo Serviço Social como profissão, quais os Parâmetros que você utiliza para sua atuação como assistente social na atualidade?

Maria é uma assistente social que está inserida na década de 2000. Segundo Maria houve lutas e avanços conquistados pelo serviço social como profissão, foram pautadas a necessidade de conhecer e acompanhar as transformações econômicas, políticas e sociais do mundo contemporâneo. Nesta época no Brasil houve um tipo de organização não governamental as ONGS. Segundo Gohn(2005), o governo federal passou a implementar as políticas neoliberais, as quais geraram desemprego, aumento da pobreza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com