TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Artigos Científicos: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem como objetivo discutir o que é o Serviço Social, como surgiu, a quem serve, pro que surgiu , que forças ocorreram no seu surgimento, qual a função do Serviço Social na contemporaneidade. Veremos que o Serviço Social surgiu no sei da 1ª Igreja católica como uma forma de caridade pois naquela época desconhecia-se o termo assistencialismo.

Mostrar que o Serviço Social surge da com emergência da questão social do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica como também cultural, ou seja, problemas das sociedades capitalista madura.

Procurei utilizar como fonte de pesquisa as bibliografias de Iamamoto, por serem claros e objetivos.

DESENVOLVIMENTO:

O Serviço Social é uma profissão do nível superior, cuja, regulamentação foi autorizada pela Lei 8.662/1993 e só pode ser exercida por um Assistente Social. Tem um caráter interventivo e sua atuação na realidade social é embasada em princípios norteadores da profissão: tem como objetivo de intervenção as expressões multifacetadas da questão social, as chamadas desigualdades sociais, sendo o Assistente Social o profissional qualificado para atuar na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e projetos que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e da justiça social.

É importante deixar claro que o compromisso desse profissional vai além da situação de vulnerabilidade social, englobando as pessoas, que sofreram, sofrem, ou correm o risco de vir a ter seus direitos garantidos por lei, violados valendo-se para isso de políticas que atendam às necessidades da população e intervenções que se fazem necessárias. O Serviço Social defende a garantia de direitos, além de prezar pela autonomia dos sujeitos.

O Serviço Social está presente tanto no setor público quanto privado da sociedade: Educação, Assistência Social, Saúde, Previdência, Empresas, Judiciário, Associações, Sindicatos e Comunidades. São alguns exemplos onde o profissional atua nas relações sociais sem deixar de considerar a existente contradição capital/trabalho.

O serviço Social no Brasil surge na década de 1930, na chamada “Era Getulio Vargas” vinculado a Igreja Católica, pautado no caráter missionário e da caridade tendo como marco inicial em 1956 da Escola de Serviço Social de São Paulo, com intuito de formar as “moças da sociedade” devotadas ao apostolado social, norteado inicialmente pelo referencial teórico europeu.

Neste contexto, Iamamoto (1985) ressalta a reorganização ao bloco católico, criando as bases para o surgimento dessa profissão sob forte influencia do modelo europeu (autoritário doutrinário), entretanto esse fenômeno não pode ser relacionado apenas ao caráter transnacional, da Igreja Católica.

Teoriza-se assim no sentido da seleção e preparação de uma pequena elite virtuosa, escolhida em meio à boa sociedade, e que vê por missão redimir os elementos decaídos do quadro social, [...] a formação do assistente social se dividiria, geralmente em quatro aspectos principais: cientifica, técnica, moral e doutrinaria (Iamamoto, 1985, p, 228-9).

Neste cenário inicial, o Serviço Social, veículo de doutrinação e de propaganda da Igreja Católica. Trata-se de intervenções com ações educativas de cunho moralista, ressaltando a ação ideológica de ajustamento à relações sociais vigentes.

A LBA (legislação Brasileira de Assistência): criada em 1942, organizada em conseqüência do engajamento do país na segunda Guerra Mundial. Seu objetivo era o de prover as necessidades das famílias, cujos chefes haviam sido mobilizados para a guerra. As instituições sociais e assistenciais, a partir da década de 30 tornaram-se instrumentos de controle social e político dos setores dominantes e de manutenção do sistema de produção tanto por seus efeitos econômicos, quanto pela absorção dos conflitos sociais e das relações sociais vigentes.

Conforme Iamamoto (2004, p. 20-21) observa-se que diferentemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com