TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Monografias: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 2

a) Quais segmentos encontram maiores dificuldade de ingressar no mercado formal de trabalho?

Um baixo nível de escolaridade, inexperiência profissional, idade “avançada”, gênero, região onde reside. Algumas empresas optam por um profissional que seja poliglota, pós graduado, com espírito de liderança, que não tenha problema em interagir em equipe e preferência solteiro, sem filhos, e do gênero masculino,acho que esses são os principais segmentos,que são procurados em uma pessoa para entrar no mercado de trabalho.

b) O que desencadeou a flexibilização das formas de contratação de mão de obra e do exercício do trabalho feminino no Brasil?

O novo modelo de flexibilização, para as mulheres, passa pela utilização intensiva de formas de emprego precárias, como contratos de curta duração, empregos por tempo parcial ou trabalho em domicilio. Uma das formas como se manifesta esse fenômeno, é a concentração da presença feminina nas chamadas empresas “mão”onde precisa da força pra executar as tarefas,ou seja, aquelas onde predomina o trabalho instável, pouco qualificado e mal pago, em oposição às empresas “cabeça”,que seria necessário da inteligência ou modo de pensar rápido ser dinâmica, onde se concentraria o trabalho mais bem qualificado, mais estável e mais bem remunerado. A questão central é que as condições diferenciadas por gênero foram sendo apropriadas pelo mercado de trabalho, interferindo na própria organização do mesmo. O intenso processo de terceirização de serviços ou de etapas do processo produtivo, através da subcontratação e do assalariamento sem carteira, da informalização, da flexibilização das relações sociais no mundo do trabalho, adquiriu, através da mão-de-obra feminina, um importante papel estruturador.

Bibliografia :

http://classificados.folha.uol.com.br/empregos/1179652-em-novo-livro-autora-israelense-decreta-fim-dos-homens-e-avanco-das-mulheres.shtml

Esse link se trata ,de onde eu tirei as idéias para fazer essa pesquisa ,juntamente com o material da apostila do módulo 02 .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com