TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Artigos Científicos: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

MUDANÇAS OCORRIDAS NA PROFISSÃO DE ASSISTENTE SOCIAL.

As políticas sociais no Brasil tiveram a partir da década de 1980, com a promulgação da Constituição Federal, uma série de ações criadas para segmentos populacionais e setores da sociedade.

Desde então, afirma-se (Iamamoto;Carvalho,1982) que o Serviço Social é uma especialização do trabalho da sociedade, inscrita na divisão social e técnica do trabalho social, o que supõe afirmar o primado do trabalho na constituição dos indivíduos sociais.

• A lei n 8.662, de 07 de junho de 1993 que regulamenta a profissão, estabelece respectivamente nos seus artigos 4 e 5 as competências e atribuições privativas do assistente social.

• Esse processo de renovação crítica do Serviço Social é fruto e expressão de um amplo movimento de lutas pela democratização da sociedade e do Estado no país, com forte presença das lutas operárias, que impulsionaram a crise da ditadura militar, a ditadura do grande capital (IANNI. 1981).

• Organicamente vinculada às configurações estruturais da questão social e às formas históricas de seu enfrentamento, que são permeadas pela ação dos trabalhadores, do capital e do Estado (ABESS/CEDEPSS.p.154).

• Num mais recente trabalho, García Salord (1990) avança na consideração da gênese do Serviço Social ao situar seu nascimento no século XX e decorrente de três elementos:

- a institucionalização da beneficência privada;

- a ampliação das funções do estado, encarregado da confecção e da implimentação das políticas sociais (que cria um espaço ocupacional e legitima a profição sob a condição de assalariado e com um signo ideológico).

- e o desenvolvimento das ciências sociais(que gera um campo diversificado de saberes teóricos e técnicos).

• À medida que as novas situações históricas se apresentam, a prática proficional, como componente das mesmas, também é obrigada a se redefinir (Iamamoto, 1997: XXIX).

• A nova estratégia adotada pelas empresas para se legitimar no mercado faz crescer a necessidade de profissionais, dentre elas o assistente social (Iamamoto, 1998, p. 131).

• De acordo com Iamamoto(1999) o assistente social assume cada vez mais a área de recursos humanos, além de prestação e operacionalização de benefícios sociais (Políticas internas).

• Para o comportamento dos profissionais e estabelecem de sua relação com os usuários dos seus serviços, como outras profissões e com as organizações e instituições, pública e privadas.(NETO,1999.p.95).

• Novos espaços ocupacionais do assistente social, derivados das demandas postas pelo processo de reestruturação produtiva, no âmbito das organizações publicas e privadas mais exatamente dentro do conjunto de processos de qualidade voltados à maior rentabilidade no mercado profissional.(ANDRADE. 2000.p 175).

• Braz,marcelo (2007), nos diz respeito ao Projeto Profissional, é a ausência de uma proposta alternativa ao do capital, que permitisse unificar os interesses sociais distintos relativos ao trabalho; as condições atuais sobre as quais efetivam o processo de formação profissional e o próprio exercício da profissão. E nesse ponto ele continua afirmando que devido à articulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com