TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social

Artigos Científicos: Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

O Serviço Social nasceu dentro da Igreja Católica e tinha por objetivo a preparação da grande massa operária para o capitalismo industrial.Tal período foi denominado conservador pois preparava a população paro o sistema sócio econômico vigente à época.

No Brasil, o Serviço Social nasce na terceira metade do século XX como resposta ao crescimento do capitalismo europeu.Ao longo de sua história, o Serviço Social teve grande influência da igreja Católica, pois antes, não se tinha a visão mais aprofundada do papel da questão social, bem como da importância do Serviço Social como agente transformador de várias questões que atingiam a sociedade, principalmente aos menos favorecidos economicamente.

No âmbito profissional, o Serviço Social é uma profissão que possui caráter critico, político e interventivo utilizando-se grandemente do arcabouço teórico das Ciências Sociais Humanas e Sociais para a analise das diferentes questões sociais que o abrangem.

No presente trabalho faço uma breve reflexão sobre a origem histórica bem como os novos desafios que são apresentados a nós profissionais nos mais diversos espaços ocupacionais da profissão.

1 DESENVOLVIMENTO

Violência, desemprego, preconceito, discriminação, exploração do trabalho infantil e demandas ligadas à saúde e educação são alguns dos problemas da sociedade atual ligados à questão social e que exigem do assistente social uma postura diferenciada. Nós, enquanto assistentes sociais, temos como desafio principal a compreensão da realidade dos indivíduos construindo propostas de trabalho condizentes com a realidade deles.

Ao longo do curso de Serviço Social, entendemos que o papel do assistente social é de protagonista, projetando-se frente à sociedade por meio de metas e projetos políticos capazes de transformar a realidade da sociedade através das políticas sociais de combate à desigualdade.

Uma das principais funções do assistente social é garantir que os direitos do cidadão sejam assegurados propondo resolução dos mesmos através das políticas sociais. Um trabalho que contemple a diversidade social buscando atender as necessidades de cada grupo social, pesquisando, investigando e criando projetos para a emancipação de cada cidadão. Para Iamamoto:

“Um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos a partir de demandas emergentes no cotidiano. Sendo um profissional propositivo e não apenas executivo”

Atualmente, o assistente social modifica a sua atuação profissional considerando a demanda que lhe é gerada e a necessidade de resposta às exigências e desigualdades da sociedade capitalista. O Serviço Social é uma profissão que tem em sua gênese uma forte presença religiosa, pois a ação caritativa era o que movia a profissão em seus primórdios, por intermédio direto da Igreja Católica.

A forte influência da Igreja no início da profissão esteve presente em países como: Itália, França, Portugal e Espanha. No Brasil, ela convida moças bondosas da sociedade a fazer o serviço social da igreja por meio de ações colaborativas. Assim, não se pode negar que a Igreja deixou inúmeras marcas na profissão que somente depois de algum tempo viria a se consolidar através das ocupações em torno das questões sociais.

Segundo Iamamoto, o Serviço Social no Brasil:

“[...] esteve diretamente ligada à questão social nas décadas de 1920 e 1930 .Assim, as protoformas do Serviço Social se dão com o agravamento da questão social e pelo desenvolvimento do capitalismo, que levou a alienação do trabalho e se estabeleceu claramente o antagonismo entre burguesia e proletariado [...].

Dessa maneira, o serviço social emerge no país como uma continuação do trabalho assistencialista da Igreja com forte conservadorismo. Tal fato leva-o a uma realidade alienadora, mas ainda assim buscando acabar com as injustiças sociais, ainda que incidindo com práticas alienadoras. Assim, o grande desafio do Serviço Social é a superação de práticas conservadoras que deixaram marcas assistencialistas na profissão por várias décadas.

Atualmente, após o movimento de reconceituação que aconteceu na década de 60, a categoria enxerga uma diversidade de formas de atuação. Observa-se que desde seus primórdios até a atualidade, a profissão tem se redefinido considerando sua inserção na realidade social do país. Assim, no decorrer do curso entendi que o significado social do profissional é mostrado através da necessidade de atuação nas mais diverso faces da desigualdade social, econômica: pobreza, fome, violência, dentre outros.

O profissional de Serviço Social realiza um trabalho prioritariamente socioeducativo qualificando-se para atuar nas mais diversas áreas que tenham ligação à políticas publicas e privadas seja atuando, planejando, executando e avaliando projetos. O seu trabalho tem como objetivo principal a resposta às demandas dos usuários dos serviços prestados garantindo assim o acesso aos direitos sociais preconizados pela Constituição Federal de 1988 e demais leis que a complementam.

Para tanto, os assistentes sociais devem lançar mão de instrumentos de auxilio tais como: entrevistas, relatórios, visitas domiciliares, dinâmicas de grupo, pareceres sociais entre outros. A formação do assistente social é fundamentada no humanismo, isso faz com que o mesmo se comprometa com valores que respeitem as pessoas em suas diferenças e potencialidades, desprezando, todo e qualquer tipo de discriminação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com